Currículo: priorize dados essenciais e evite informações excessivas

Priorize dados essenciais e evite informações excessivas na construção do seu currículo. Confira mais dicas voltadas ao candidato!

A elaboração de um currículo requer atenção por parte do candidato em muitos detalhes, visto que há alguns pontos são extremamente importantes para que o selecionador te convide para uma entrevista de emprego que seja de seu real interesse.

Currículo: priorize dados essenciais e evite informações excessivas

Os detalhes fazem muita diferença na construção do seu currículo. Fontes extravagantes, informações desencontradas, erros de português fotos não profissionais, dentre outros aspectos, são detalhes que fazem com que um currículo seja descartado pelo profissional selecionador.

Por isso, na construção do seu currículo, você deve ter foco e direcionamento, já que o seu currículo é uma espécie de vitrine profissional. Pois, ainda que você tenha uma sólida carreira e muita competência, o currículo é o que fará com que você alcance o seu sucesso profissional através de um direcionamento assertivo.

Organize as informações 

Organize as informações de maneira que a interpretação dos seus dados para o profissional fique facilitada. Sendo assim, respeite a ordem cronológica inversa, ou seja, coloque os fatos mais atuais. Além disso, priorize dados essenciais e evite informações excessivas e desnecessárias.

 Destaque os pontos importantes sobre a sua trajetória profissional

Sendo assim, destaque os pontos importantes sobre a sua trajetória profissional e que sejam correlatos às vagas para as quais se candidatar.

Sugestão de ordem dos dados

A ordem do currículo não é uma sentença, porém, há um senso comum de que você deve destacar os seus dados pessoais. Por conseguinte, seja objetivo e informe sobre a sua experiência acadêmica e profissional. Caso você possua cursos ou deseje informar algo mais relevante, você pode fazer isso ao final do documento. Entretanto, algumas pessoas preferem realizar algum tipo de resumo no currículo, quando do início do documento.

O resumo e a relação entre as suas competências e as suas experiências 

Além das dicas acima, caso você deseje resumir o seu currículo, é importante que você crie uma relação entre as informações relacionadas à sua experiência profissional e as suas competências descritas. Já que esse é um ponto que será avaliado pelo profissional selecionador.

Prefira inserir uma foto sóbria e profissional

Além disso, a foto no currículo deve ser profissional. Por isso, caso opte por inserir a sua imagem, evite  fotos com fundo em festas, com bebidas alcoólicas, na praia etc. 

É importante também que você mantenha atualizada as suas plataformas online, como o LinkedIn, por exemplo. Pois, no mercado de trabalho atual, a internet é uma importante ferramenta de busca para o profissional de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.