Currículo: o direcionamento necessário para a sua trajetória profissional

O currículo é um documento que pode ser o direcionamento necessário para a sua trajetória profissional. Confira dicas importantes!

O currículo do candidato é de extrema valia para que ele consiga se destacar organicamente para que receba o convite para uma entrevista de emprego em uma empresa interessada no seu perfil. No entanto, esse direcionamento precisa ser feito através de objetividade na construção do documento.

Currículo: o direcionamento necessário para a sua trajetória profissional

O destaque do currículo, na maioria das vezes, ocorre porque ele é sucinto e direcionado, ou seja, há poucas informações, porém, todas elas corroboram o mesmo perfil e objetividade por parte do candidato. Por isso, essa primeira análise pode ser o direcionamento necessário para a sua trajetória profissional.

Documento sucinto e direcionado

Para que você consiga elaborar um currículo atrativo de modo sucinto é importante que você saiba exatamente qual é o seu objetivo no momento atual, considerando a sua trajetória profissional e a sua escolaridade.

Destaque as suas informações pessoais de maneira orgânica

Destaque as suas informações pessoais de maneira orgânica e certifique-se de que estejam atualizadas. No que diz respeito à descrição da sua experiência profissional e acadêmica, sugerimos que você respeite a ordem cronológica inversa, destacando as empresas mais atualizadas.

Utilize palavras pertinentes à sua área de atuação

Além disso, também utilize palavras pertinentes à sua área de atuação, já que todos esses são pontos que chamam a atenção do profissional de recrutamento e seleção. Lembre-se de que a análise do currículo pode ser feita em minutos, ou até mesmo, em segundos. Por isso, quanto mais você utilizar palavras pertinentes e atrativas, maiores serão as chances de que você seja selecionado.

 No entanto, a utilização dessas palavras deve ter um sentido coerente com o restante das informações inseridas no documento. Sendo assim, utilize as palavras de maneira que você possa corroborar fatos importantes, de modo que possa esclarecer tais pontos durante uma entrevista de emprego. 

Resumo ou carta de apresentação e a relação entre as informações descritas no documento

Não menos importante, caso você opte por inserir um resumo no seu currículo, ou uma carta de apresentação, crie uma relação entre as suas habilidades apresentadas neste resumo e a descrição feita durante a elaboração do documento Certamente, essa ligação é um ponto de grande valia para o profissional de seleção. 

Visualização organizada

Ademais, a visualização do documento precisa estar organizada para que ele seja atrativo pela objetividade. Sendo assim, na construção do currículo menos é mais, é isso é um ponto relevante para que consiga alcançar seus objetivos de carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.