Currículo: dicas para uma construção assertiva na dinâmica do mercado de trabalho atual

A construção assertiva do currículo é fundamental na dinâmica do mercado de trabalho atual. Confira dicas relevantes!

Você pode construir um currículo atrativo e direcionado para que alcance seus objetivos no mercado de trabalho atual.

Currículo: dicas para uma construção assertiva na dinâmica do mercado de trabalho atual

A dinâmica atual – de forma abrangente – não permite que as empresas realizem processos de recrutamento e seleção muito longos, bem como, não permite que análises sejam feitas de maneira minuciosa. Por isso, quanto mais sucinto e objetivo for o seu currículo, maiores serão suas chances de sucesso, enquanto candidato.

Tenha clareza sobre o seu objetivo no mercado de trabalho atual

Para que você construa um currículo assertivo, você deve ter clareza sobre qual é o seu objetivo no mercado de trabalho atual e sobre quais são os pontos fortes de sua trajetória profissional. Entretanto, não apenas os seus pontos fortes devem ser direcionados, é necessário que o candidato conheça seus pontos fracos para que possa levá-los de maneira resolutiva para uma futura entrevista de emprego. 

Destaque suas informações pessoais de maneira objetiva

Destaque suas informações pessoais de maneira objetiva, evitando inserir números de documentos como RG e CPF, bem como, evite inserir dados de filiação, por exemplo. 

Informe o cargo pretendido dentro da sua área de atuação

Tenha clareza sobre o seu objetivo. Você pode informar o cargo pretendido dentro da sua área de atuação, respeitando a sua hierarquia atual. Por exemplo: gerente de faturamento; analista de relacionamento com o cliente; assistente de marketing digital; auxiliar contábil etc.

Cursos certificados e cursos em andamento

A sua escolaridade deve ser clara. Sendo assim, você deve informar diretamente cursos dos quais você possua certificados, bem como você deve informar a data de previsão de término de curso em andamento e a modalidade de ensino. Ou seja, você deve informar se estuda de forma presencial ou online. 

Experiência profissional

A sua trajetória profissional é muito relevante para que o seu currículo seja avaliado de maneira positiva. Por isso, informe o nome das empresas pelas quais você passou e o período de sua atuação em cada uma delas. 

Descreva suas atividades de forma sucinta

De forma sucinta, você deve relatar as principais atividades exercidas. Lembre-se de informar os pontos relevantes da sua área de atuação no seu currículo.

Adapte essas dicas e construa um documento objetivo e direcionado

O seu currículo deve ser assertivo para que você possa explorá-lo durante uma entrevista de emprego. Dessa forma, você construirá um documento objetivo e direcionado, atendendo a necessidade de objetividade do mercado de trabalho atual. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.