É muito comum que jovens tenham dúvidas sobre como elaborar um currículo para o primeiro emprego, bem como, também o mesmo tipo de questionamento pode ser feito por profissionais que ficaram por muitos anos na mesma organização.
Currículo: dicas para quem busca o primeiro emprego e para quem tem uma longa experiência na mesma empresa
O mercado de trabalho atual acompanha o fluxo da era digital. Por isso, muitos pontos são observados durante um processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, para que você atraia a atenção de uma empresa que seja de seu interesse, é importante que a construção do seu currículo direcione a sua objetividade profissional.
Primeiro emprego
O currículo deve se destacar por ser um documento atrativo e assertivo. Sendo assim, caso você esteja em busca do seu primeiro emprego, ou tenha tido apenas poucas experiências profissionais, é importante que destaque seus aprendizados; seja em uma experiência informal ou como estagiário, por exemplo.
Foco no futuro e destaque para suas habilidades
Desse modo, você pode falar sobre seu futuro e pode focar também em suas habilidades sociocomportamentais. Assim sendo, destaque suas competências de maneira assertiva.
Por exemplo, você pode falar sobre sua facilidade para lidar com pessoas; agilidade para analisar processos; senso de urgência; trabalho em equipe; raciocínio rápido para resoluções; facilidade de aprendizado; vontade crescer na carreira, dentre outros fatores que sejam pertinentes ao seu comportamento durante sua rotina em seu trabalho anterior, ou em um futuro emprego, corroborando suas possíveis contribuições.
Longa experiência na mesma empresa
Caso você não tenha experiência, é muito importante que você faça seu currículo com foco no seu futuro, ou seja, fale sobre cursos dos quais você deseja realizar, foque em especializações e em seus objetivos. É importante que tenha clareza sobre seus objetivos, quando pensamos em hierarquia, para que crie um caminho dentro do mercado de trabalho atual.
No entanto, é muito importante que você faça um currículo atrativo e direcionado de modo objetivo. Por isso não, construa uma narrativa muito extensa no currículo e analise a visualização do documento. Pois, o currículo deve estar organizado.
A mesma lógica serve para o candidato que deseja construir um currículo, considerando que tenha trabalhado em uma mesma empresa por muito tempo. Visto que o currículo será explorado durante uma futura entrevista de emprego.
Promoções e realizações
Caso você tenha uma experiência concreta de crescimento, é importante que você especifique a sua trajetória, considerando seus níveis hierárquicos. Porém, caso você não tenha crescido na empresa, – talvez esse seja o motivo pelo qual você busca outra opção – é importante que você destaque os seus aprendizados e resultados obtidos durante a sua passagem pela empresa.
Especializações e objetivos
Você pode falar sobre implementação de projetos, acompanhamento de metas, gestão de equipe etc. Além disso, também é importante que o candidato experiente fale sobre seus objetivos futuros e especializações. Dessa forma, estará direcionando seu currículo para que seja correlato à objetividade de uma organização que busca alguém com suas aspirações profissionais.