Currículo: alcance a visibilidade necessária dentro do mercado de trabalho atual

Alcance a visibilidade necessária dentro do mercado de trabalho atual através da elaboração assertiva do currículo. Confira dicas relevantes!

O currículo é um documento de direcionamento profissional. Por isso, a sua construção deve considerar diversos fatores, bem como deve ser feita de forma objetiva e sucinta. É muito comum – infelizmente – que brilhantes profissionais com carreiras promissoras fiquem aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho, independentemente se são pessoas que ficaram muitos anos na mesma empresa ou se são pessoas que trocaram de emprego com certa regularidade.

Currículo: alcance a visibilidade necessária dentro do mercado de trabalho atual

Muitas dessas pessoas não conseguem direcionar o currículo de uma forma atrativa. Por isso, existem alguns pontos que devem receber atenção do candidato. Confira alguns pontos relevantes para a elaboração assertiva do currículo como um documento profissional!

Documento profissional e a organização das informações

Primeiramente, o seu currículo é um documento e você deve vê-lo e tratá-lo como tal. Por isso, analise a imagem do documento, verifique se a visualização está clara, bem como, se as informações estão organizadas. Pois esse é um ponto de atenção para o profissional de recrutamento e seleção.

As informações devem ficar direcionadas e objetivas

Posteriormente, também é importante que você verifique a ortografia das informações e a ordem dos dados. Não há uma regra sobre a elaboração do currículo. Porém, as informações devem ficar direcionadas e objetivas. 

Ordem da disposição dos dados

Sendo assim, você pode criar o seu currículo respeitando a seguinte ordem: dados pessoais; objetivo; trajetória acadêmica; carreira profissional; resumo; informações complementares etc.

Além disso, na construção do currículo também é válido que você se atente a ordem dos fatos quando for preencher os campos relacionados a sua trajetória acadêmica e vida profissional. Já que é importante que você respeite a ordem cronológica de forma inversa, ou seja, coloque o foco nas suas informações mais atualizadas.

A foto deve ser sóbria e profissional

Caso você deseje inserir uma foto no documento, lembre-se de que é importante que a imagem seja livre de distrações. Por isso, não coloque uma foto muito pessoal em ambientes como festas, bares, viagens etc.

Resumo: relação entre as competências e a descrição das atividades exercidas

Por fim, caso você deseja inserir um resumo no seu currículo, crie uma relação entre as informações inseridas neste resumo, suas competências e habilidades, e as descrições de sua experiência profissional, ainda que essa relação ocorra de forma indireta, é importante que ela aconteça.

Dicas adaptáveis ao seu perfil, objetividade e nível hierárquico

Certamente essas dicas são adaptáveis ao seu perfil, objetividade, nível hierárquico etc. Porém, é importante que você construa o seu currículo de maneira que você não seja um desses profissionais com excelente potencial que não alcançam a visibilidade necessária dentro do mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.