Confira os principais pensadores brasileiros da área da Educação

O Ministério da Educação (MEC) reuniu nomes de grandes pensadores da área da educação em obras que compõem “Coleção Educadores” em 2010, ano de comemoração dos 80 anos de criação do ministério. Entre os nomes que aparecem nas obras, figuram alguns pensadores brasileiros como Anísio Teixeira e Paulo Freire.

Nesse sentido, a obra consiste em um conjunto de 62 livros sobre vida e obra de pensadores de diversas áreas que influenciaram a educação no Brasil e ao redor do mundo. Assim, apresentamos abaixo alguns dos principais pensadores brasileiros contemplados na obra. Confira!

Bertha Lutz (1894 – 1976)

Nascida em São Paulo, Bertha Maria Júlia Lutz foi símbolo da luta feminista no Brasil, além bióloga e política brasileira. A pensadora recebeu destaque pelos trabalho de reformulação do ensino no Brasil. Entre suas propostas estavam a criação de escolas superiores de economia doméstica.

Edgard Roquette-Pinto (1884-1954)

Professor, escritor, antropólogo, etnólogo, médico e ensaísta brasileiro, Roquette-Pinto foi membro da Academia Brasileira de Letras e atuou ativamente na área da Educação. Nesse sentido, o pensador foi fundador da rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, que tinha objetivos educacionais e culturais.

Anísio Teixeira (1900-1971)

Grande nome da Educação no Brasil, o baiano Anísio Teixeira foi um dos difusores da os pressupostos do movimento da Escola Nova no país. Nesse sentido, o seu maior argumento de defesa era a educação para todos.

Assim, sua carreira foi dedicada aos esforços em estudos de organização escolar. Teixeira foi responsável por reformular o sistema de ensino da Bahia e do Rio de Janeiro, sendo homenageado atualmente em diversas instituições de ensino que recebem seu nome.

Paulo Freire (1921 – 1997)

O professor e filósofo pernambucano Paulo Reglus Neves Freire, nascido em 1921, é uma das figuras mais célebres da área da Educação no país. Desse modo, sua obra, extensa e emblemática, é ainda hoje referência em cursos de pedagogia e licenciaturas ao redor do mundo.

Freire dedicou boa parte de sua carreira a ensinar pessoas mais pobres e é responsável por desenvolver método inovador de alfabetização. Entre suas obras de maior destaque figura o livro Pedagogia do Oprimido (1968).

Darcy Ribeiro (1922 – 1997)

Darcy Ribeiro nasceu em Minas Gerais e se formou em antropologia. Em sua carreira, o pensador defendeu principalmente a escola pública e se voltou também aos indígenas brasileiros.

Foi ministro da Educação e realizou profundas reformas na educação, além de ter sido o responsável, delegado pelo presidente Juscelino Kubitschek, pelo planejamento da Universidade de Brasília.

Saiba mais

Em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, o MEC disponibilizou gratuitamente a “Coleção Educadores” para download. Clique aqui para baixar e conhecer outros nomes.

Gostou deste texto? Deixe seu comentário.

Veja também:
Curiosidades: 5 fatos sobre o Ensino no Brasil.
Efeitos da quarentena na educação.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/entenda-a-importancia-de-paulo-freire-para-a-educacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.