Pré-História: curiosidades sobre o período
O termo “Pré-História” é utilizado para determinar o período que antecede a invenção da escrita e, ainda, é a época em que os primeiros hominídeos começaram a utilizar ferramentas.
O assunto é abordado por questões de história geral em diversas provas do Brasil, como os vestibulares e a prova do ENEM.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas curiosidades sobre a Pré-História. Esses fatos podem te ajudar nos seus estudos, na compreensão do assunto e podem também ser utilizados como repertório na sua redação. Vamos conferir!
A arte da Pré-História
Durante a Pré-História, mais especificamente, dentro do período conhecido como “Paleolítico”, uma forte muito curiosa de arte era realizada: a arte rupestre.
A arte rupestre era realizada dentro das cavernas durante o Paleolítico e, durante o Neolítico, do lado de fora das mesmas.
Os homens retratavam fatos do próprio cotidiano, como acontecimentos durante atividades de caça e pesca e outros eventos, utilizando os mais variados materiais para desenhar, como tintas feitas com elementos da natureza e pedras.
Na Idade dos Metais, outro período da Pré-História, a arte atingiria outros aspectos da produção e esculturas começariam a ser realizadas.
Fósseis
Todos nós sabemos que os cientistas de diversas partes do mundo já encontraram muitos fósseis de seres humanos que viveram durante a Pré-História.
Porém, você sabia que é muito difícil encontrar fósseis de frutos da época?
Um dos poucos registros de frutos do período que temos foi encontrado no estado do Maranhão e possui uma idade de cerca de 110 milhões de anos.
A caça
Os homens da Pré-História realizavam as suas atividades de caça predominantemente durante o dia. Isso porque, a falta de luz durante a noite fazia com que esses homens se tornassem presas mais fáceis dos animais.
Porém, quando o homem passa a dominar o fogo, a caça passa a acontecer também durante a noite.
A condição das mulheres
A condição das mulheres que viviam na Pré-História é normalmente associada à tarefas consideradas “domésticas”.
Porém, um fóssil que foi identificado com a figura de uma caçadora de 9 mil anos nos mostra que as mulheres poderiam também ter participado de atividades de caça durante a Pré-História, principalmente no continente americano.