Como funciona o sistema de educação na China?

A China, para nós, ocidentais, é cercada de mistérios. Uma das curiosidades se refere a como funciona o seu sistema de educação. Afinal, paga-se pelo ensino ou é gratuito? Que tipos de aulas têm? Quais as diferenças para os países do Ocidente?

Bom, trouxemos essa reflexão nesse post para você entender melhor.

Taxas de educação na China

Na China, a educação é obrigatória e gratuita para cidadãos chineses de 6 a 15 anos, embora os pais devam pagar as taxas de livros e uniformes. Todas as crianças chinesas recebem educação pública de ensino fundamental e médio. Cada classe tem em média 35 alunos.

Logo após o ensino médio, os pais devem pagar, mas não se trata de uma escola particular, não. A instituição é mantida pelo governo chinês, mas a família arca com os custos mesmo assim.

A maioria das famílias nas cidades pode pagar as taxas, mas nas partes rurais da China muitos alunos param de estudar aos 15 anos.

Já para os mais ricos, há um número crescente de escolas particulares no país, bem como dezenas de escolas particulares internacionais. Consiste em uma transformação recente.

Vestibular na China

No ensino médio, os alunos chineses começam a se preparar para o vestibular de lá para quem desejar ingressar no ensino superior.

Os resultados determinam quais os participantes do teste das universidades chinesas no ano seguinte.

Aulas oferecidas nas escolas chineses

Os alunos chineses assistem às aulas cinco ou seis dias por semana, desde o início da manhã (cerca de 7h) até o fim da tarde (16h ou mais tarde). Aos sábados, muitas escolas oferecem aulas obrigatórias de ciências e matemática pela manhã.

Alguns alunos também frequentam o cursinho, que ocorrem normalmente à noite e nos finais de semana. Assim como as aulas particulares no Ocidente, as escolas na China oferecem aulas adicionais de chinês, inglês, ciências e matemática e outras para reforçar conteúdos.

Ademais, os estudantes aprendem história, literatura, música, arte e educação física.

Métodos de educação chineses versus ocidentais

A metodologia de ensino da China difere um pouco dos métodos de educação ocidental. A memorização rotineira ganha um foco a mais, sobretudo no que diz respeito à matemática, às ciências e ao que eles chamam de estudos chineses.

Além disso, existe uma extensa preparação para o vestibular durante o ensino médio, o ensino médio e o ensino médio para os exames de admissão à faculdade.

As escolas na China têm atividades após as aulas, como esportes e aulas de música, mas essas atividades não são tão extensas quanto as encontradas em escolas internacionais e no Ocidente.

Período de férias

As escolas na China têm um intervalo de vários dias ou uma semana durante o feriado nacional no início de outubro.

Durante o Festival da Primavera em meados de janeiro ou meados de fevereiro, dependendo do calendário lunar, os alunos têm uma a três semanas de folga. A próxima pausa é para o feriado do trabalho na China, que ocorre durante os primeiros dias de maio.


E então, gostou de conhecer mais sobre o sistema de educação na China?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.