Como lidar com o estresse após reprovar no vestibular ou concurso

Deparar-se com uma reprovação não é nada bom. Que tal conhecer dicas para driblar esse sentimento ruim?

A reprovação pode acontecer para qualquer estudante pré-vestibular ou para concurso público. E provavelmente, logo após, vem o estresse.

Esse sentimento ruim, porém, pode prejudicar muito a saúde mental, assim como o desempenho nos estudos para tentar novamente ser aprovado nas provas.

Como lidar então com essa situação? A seguir listamos algumas dicas básicas, porém, que podem ajudar muito a driblar o estresse.

1. Pense positivo

Não se preocupe se você não passou no vestibular, concurso ou então tirou uma nota péssima no ENEM. Inculque pensamentos positivos na próxima tentativa e dê o seu melhor nos estudos. Dessa forma, você obtém vibrações boas e ajuda você a se superar para as  avaliações que estão por vir de forma eficiente.

2. Faça um plano anti-reprovação

Para se recuperar de resultados fracassados, você precisa avaliar suas prioridades e aprender sobre seus pontos fortes e fracos que você enfrentou na prova anterior.

Só assim você consegue modificar suas estratégias de preparação e, com isso, obter melhores resultados.

Dica: monte um cronograma colocando as matérias de maior dificuldade como prioridade. E tenha regularidade nos estudos para não incorrer em outra reprovação.

4. Aprenda com os erros

Quais os motivos que levaram você à reprovação no concurso ou vestibular? O motivo pode ser sua atitude não tão focada na preparação, ou então a estratégia não foi implementada de maneira inteligente. Pode ser ainda o estresse e a ansiedade pré-prova. Liste os motivos e trabalhe neles para conquistar a aprovação da próxima vez.

Leia mais – Como estudantes podem aprender com seus erros

5. Procure ajuda para lidar com o estresse

Você já está traumatizado com o resultado em um momento que não podia falhar. Mas aconteceu, e agora? Caso o estresse esteja insuportável, procure ajuda.

Conversar sobre esses sentimentos com seus professores, pais ou então especialistas, como psicólogos, pode ser uma saída bem bacana.

6. Não subestime sua capacidade

Logo após a reprovação, você sente que não pode fazer isso novamente. Afinal, a segunda tentativa também pode ser um fracasso. Aí você pensa que não tem capacidade de aprender, reter os conteúdos ou não consegue lidar com a dificuldade da prova.

Não se culpe pelo mau resultado. Duvidar de suas capacidades não ajudará em nada. Você passou por provas em todas as fases de sua vida escolar e essa não deve ser encarada de maneira diferente. Portanto, considere a reprovação como um aprendizado, aprenda com seus erros e tente novamente.


E então, curtiu conhecer as dicas para eliminar de vez o estresse por reprovar nas provas?

Leia também outro artigo bem interessante sobre o tema: 10 atitudes de concurseiros que conquistam a aprovação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.