Cultura Medieval: resumo de história - Notícias Concursos

Cultura Medieval: resumo de história

Um resumo completo

Cultura Medieval: tudo o que você precisa saber

Todos nós sabemos que questões sobre o período conhecido como “Idade Média” são muito frequentes, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.

O período começa no ano de 476 d.C, com a Queda do Império Romano do Ocidente, e acaba no século XV.

Vamos conferir, a seguir, um resumo com um dos aspectos do período que podem ser cobrados nas provas mencionadas: a cultura medieval.

Cultura Medieval: contexto histórico

Durante parte significa da Idade Média, o feudalismo foi o sistema dominante. No mesmo, a política, a sociedade e a economia eram baseados na configuração dos feudos, em que os proprietários de terra, conhecidos como “senhores feudais”, sediam uma parte para os servos, que trabalhavam nas terras em troca do alimento e moradia. Porém, devemos destacar que o sistema não vigorou durante toda a Idade Média, mas somente durante o período conhecido como “Alta Idade Média”.

A cultura medieval foi desenvolvida justamente nesse contexto, ao lado de uma forte influência da Igreja Católica, a qual possuía o poder sobre as principais instituições da época.

Cultura Medieval: introdução

O termo “cultura medieval” é utilizado para definir as produções literárias, filosóficas, religiosas e científicas concebidas durante a Idade Média, sendo o auge dessa produção entre os séculos XI e XIII.

Devemos destacar que a influência da Igreja Católica sobre a cultura do período não foi totalmente negativa, como afirmaram alguns pensadores do Iluminismo.

Para que possamos entender melhor as expressões da cultura medieval, vamos conferir, a seguir, alguns dos tipos de produções da época.

Cultura Medieval: ensino

O acesso ao ensino era restrito e, dessa maneira, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Devemos ter em mente também que, na época, o latim era a língua oficial da produção cultural e oficial.

Cultura Medieval: a escolástica

No período, a Escolástica foi uma das principais escolas e correntes filosóficas desenvolvidas. A escola possuía como método o uso da dialética para tentar chegar à verdade. O principal pensador da Escolástica é São Tomás de Aquino.

Esse formato de instituição cultural foi amplamente utilizado dentro dos monastérios, nos quais e estava concentrada a produção intelectual. Destaca-se que as primeiras universidades surgiram somente a partir do século XI.

Cultura Medieval: estilos arquitetônicos

A cultura do período também se destacou dentro da arquitetura, principalmente por meio do uso dos estilos conhecidos como “românico” e “gótico”, empregados nas igrejas e nos castelos construídos na época.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?