Guia completo de cuidados com o mini-cacto

Guia completo de cuidados com o mini-cacto

Confira como cuidar e decorar a casa com essa plantinha

Na correria do cotidiano, muitas pessoas acabam não encontrando tempo para cuidar de plantas que exigem mais dedicação. Sendo assim, existem algumas espécies perfeitas para esse tipo de público! Por isso, hoje você vai conferir um guia completo de cuidados com mini-cacto!

Os mini-cactos são um tipo de planta que fica confortável em qualquer ambiente e que não demanda cuidados difíceis para se manter saudável.

Cuidados com o mini-cacto -- Reprodução Canva
Cuidados com o mini-cacto — Reprodução Canva

Então, se você sonha em ter uma plantinha linda em sua casa e a falta de tempo para cuidar te atrapalha, confira nosso guia de cuidados e conheça algumas espécies lindas para se ter em casa.

Aprenda tudo com nosso guia de cuidados com mini-cacto

Hoje vamos apresentar diversas dicas super bacanas e simples para que você saiba como cultivar essa bela plantinha, desde a preparação do solo até a montagem de arranjos decorativos para embelezar sua casa!

Afinal, nem todos podem se dar ao luxo de ficar adubando, regando todos os dias e até mesmo podando as plantas para que elas se desenvolvam e cresçam saudáveis.

Pensando nisso, vamos falar sobre essa beleza natural que é o mini-cacto, pois qualquer pessoa, mesmo com a correria do cotidiano, consegue manter essa plantinha linda sempre saudável.

Cuidados com o mini-cacto

Se você ainda não acredita que os mini-cactos são fáceis de cuidar, saiba que eles podem ficar tanto em ambientes internos como externos, não precisam de poda e nem de rega constante, não apresentam crescimento acelerado e, ainda assim, nos presenteiam com lindas flores!

Abaixo, separamos algumas dicas para que você saiba como cuidar desta plantinha que apresenta uma beleza incrível para sua decoração e que não exige muito do jardineiro. Veja abaixo:

Solo ideal

Não precisa entender muito de plantas para saber que os cactos são naturais de regiões mais áridas, não é mesmo? Afinal, quem nunca viu um filme ou desenho animado em que apenas os cactos eram encontrados em condições severas de temperatura e falta de água?

Por isso, não se preocupe muito com o solo para essa miniatura de cacto em sua casa, já que eles podem ser cultivados tanto em vasos quanto em bacias com terrários.

Portanto, escolha um recipiente pequeno para fazer o cultivo dos mini cactos e adicione as seguintes camadas ao solo para o cultivo dessa plantinha:

Camada de drenagem

Importante para auxiliar no escoamento de água, a camada inferior do recipiente deve ser voltada para a drenagem. Dessa forma, separe 25% do vaso, no mínimo, para colocar pedra brita, cascalho e argila expandida.

Camada de proteção para a drenagem

Acima da anterior, é importante adicionar carvão, areia ou uma manta de argila, para proteger a camada de drenagem da terra que será a parte superior do recipiente. Uma dica é a utilização de filtro de papel para coar café, já que esse material manterá a terra sempre acima da camada de drenagem.

Camada do substrato

Logo após, você vai adicionar a camada de substrato onde será feito o plantio do seu mini-cacto. Portanto, inclua uma parte de terra orgânica e uma medida de areia misturada no vaso.

Camada de proteção

Por fim, a camada de proteção também é muito importante, já que ela tem a função de cobrir o solo para embelezar e proteger a planta contra agentes externos. Dessa forma, finalize seu vaso com pedrinhas coloridas!

Rega ideal

Os mini cactos não precisam de rega constante, portanto, ao contrário da maior parte dos vegetais, essa planta morre se houver excesso de umidade no solo.

Por isso, valorize essa camada de drenagem, afinal, se o solo estiver úmido, não é necessário fazer a rega novamente.

Luminosidade ideal

Como os cactos são nativos de regiões áridas, a luminosidade é muito importante para essa planta. Portanto, um dos cuidados essenciais para se ter com eles, mesmo em ambientes internos, é a luz solar direta.

Por isso, mantenha o vaso sempre na beira de uma janela durante 4 horas diárias para receber essa luminosidade e calor.

Espécie de mini-cactos para sua decoração

Caso você esteja interessado em cultivar essas plantas depois de conhecer nosso guia completo de cuidados com mini-cacto, veja algumas espécies lindas para sua decoração:

  • Orelha de Mickey;
  • Cactos estrela do mar;
  • Castelo de fadas;
  • Dedo de dama;
  • Cacto amendoim.

Qualquer uma dessas plantas apresentam flores na primavera, portanto, siga nosso guia para embelezar sua casa com essa decoração natural!

Com todas essas dicas imperdíveis e opções bacanas diversas de cactos, temos certeza que o guia será muito útil para você cuidar de um mini-cacto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.