Conseguir criar uma rotina produtiva é imprescindível para mantermos tudo sempre em dia e organizado. Caso contrário, poderemos nos atrapalhar na quantidade de demandas que nos é enviada, prejudicando os nossos resultados de médio e longo prazo.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ser bastante úteis para você. Acompanhe e saiba mais!
Como criar uma rotina produtiva?
Para criar uma rotina produtiva é preciso, antes de qualquer coisa, conseguir se tornar uma pessoa organizada. Sim, não existe milagre. É preciso exercitar a autodisciplina para conseguir manter uma rotina com bons resultados.
Caso contrário, as chances de a procrastinação e a preguiça aparecerem são bem grandes. Por isso, invista em uma disciplina de si mesmo, sempre que pensar em criar uma rotina produtiva. E considere, a partir disso, as dicas a seguir:
1. Entenda tudo o que precisa ser feito e entregue no seu dia a dia
Primeiro, você precisa estar ciente de tudo o que deve ser feito. Para isso, experimente usar uma agenda ou um calendário impresso. Em seguida, anote as deadlines de todos os projetos, tarefas e demandas que devem ser concluídos.
Analise com atenção e lembre-se de anotar tudo, não apenas o que é mais difícil e longo, ok? Mas sim, foque em cada detalhe, cada demanda e deixe isso bem claro para si mesmo.
2. Analise o tempo de execução de cada tarefa
Em seguida, analise quanto tempo você levará para executar cada tarefa do seu calendário. Talvez um dia? Dois? Algumas horas, apenas? Analise com atenção e vá anotando ao lado de cada tarefa.
Assim você sabe quanto tempo levará para começar e finalizar algo, dentro do prazo, estabelecendo o momento certo para iniciar a execução desta tarefa.
3. Tenha uma lista baseada em suas prioridades
Em cima das análises anteriores, crie uma lista de tarefas para cada dia da sua semana, sempre focando nas suas prioridades. Saiba o que deve ser iniciado primeiro, segundo, etc. Assim você não se “perde” no que fazer ao longo do dia e pode, ainda, criar uma rotina produtiva.
4. Foque em uma tarefa por vez
Enquanto estiver executando as tarefas, foque em uma de cada vez. A gente sabe que é bastante tentador olhar o calendário para ver tudo o que está por vir, mas lembre-se de que esse tipo de ação pode gerar muita ansiedade. Cuidado!
5. Delegue o que pode ser feito por outros
Existem tarefas que podem ser executadas por outras pessoas? Então comece a delegar mais! Quanto mais você delega tarefas que mais “atrapalham” do que outra coisa, melhor.
6. Entenda os seus limites e aprenda a dizer “não”
Entenda que você não precisa aceitar todas as demandas que chegam até você. Em diversas circunstâncias é possível, sim, dizer “não”, sem parecer arrogante.
Apenas entenda até onde você pode chegar e não fique ultrapassando esse limite apenas para agradar aos outros. Pense em você na hora de criar uma rotina produtiva!