Covid-19: Escolas da Uganda reabrem após período de fechamento mais longo do mundo - Notícias Concursos

Covid-19: Escolas da Uganda reabrem após período de fechamento mais longo do mundo

Após cerca de dois anos, as escolas da Uganda reabriram para a oferta de aulas presenciais. As unidades de ensino do país foram fechadas no início de 2020 devido à pandemia da covid-19. Desse modo, a Uganda encerra nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, o período mais longo de fechamento das escolas registrado em todo o mundo.

Desde março de 2022, cerca de 15 milhões de estudantes não frequentam as escolas na Uganda por conta da pandemia. Com a determinação da retomada hoje, o ministro da Educação, John Muyingo, definiu que todos os alunos retomarão os estudos um ano acima do nível em que estavam em 2020, quando o país fechou as unidades de ensino devido às restrições sanitárias da pandemia.

Em entrevista à AFP, Muyingo afirmou que “Todas as escolas implementaram protocolos muito rígidos e procedimentos operacionais para garantir que o retorno às escolas seja seguro para as crianças”.

As escolas permaneceram fechadas por 83 semanas no país. Diversos grupos de defesa dos direitos das crianças criticaram a decisão de manter as escolas fechadas (parcial ou totalmente) por tanto tempo. Nesse sentido, a ONG Save the Children alertou para o risco de um alto índice de evasão escolar nas próximas semanas e também para as dificuldades que os estudantes enfrentarão. 

Com informações da AFP.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMG oferta mais de 70 vagas para refugiados e apátridas em edital específico, com inscrições abertas até 17 de janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?