Covid-19 no Amazonas: Quase 2 mil profissionais da Educação já se infectaram

A volta às aulas no Amazonas têm causado preocupação pelo aumento do número de casos de Covid-19 desde então.

O número de profissionais da Educação do estado infectados já atinge 1.976, de acordo com pesquisa do Governo do Amazonas divulgada nesta segunda-feira (14). Esse resultado surgiu após testes realizados entre os dias 18 de agosto e 11 de setembro.

As aulas nas escolas estaduais retornaram no último dia 10 de agosto e os testes em massa se iniciaram oito dias depois. Primeiramente, a aplicação se deu em Manaus, capital do estado do Amazonas.

Entretanto, apesar das especulações, de acordo com o governo, o contágio não tem ocorrido nas instituições de ensino, mas nas comunidades.

Os números atualizados de mortes por coronavírus até o dia 13 eram de 3,8 mil pessoas no Estado inteiro. Já os infectados passaram de 127 mil.

Testes em profissionais da Educação

Até sexta-feira (11), a Secretaria de Educação e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) 6.626 profissionais da rede pública estadual haviam passado pelos testes. Eles atuam no Ensino Médio. Lembrando que 4.520 deles retornaram às salas de aula no primeiro dia de ensino presencial.

Do total, 4.659 profissionais testaram negativo para o vírus. Mas 1.976 dos testes deram positivo. Entretanto, 1.615 já não têm potencial para transmitirem a doença e 361 permanecem com a infecção ativa.

Outra fase de testes se iniciou nesta segunda-feira (14) com o agendamento. Desta vez abrangerá profissionais do Ensino Fundamental também Manaus. A saber, esse novo ciclo volta-se somente aos servidores da Educação da capital, tendo o agendamento realizado por meio do aplicativo Sasi.

Agendamento de 800 testes por dia

Os testes agendados começarão a se efetivar nesta terça-feira (15), no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo).

Ao todo, de acordo com o governo, 800 profissionais por dia passarão pelos testes de terça a sexta-feira. Quem já realizou uma vez não poderá fazer novamente.

O agendamento pode ser feito gratuitamente por meio do app Sasi, disponível nas lojas App Store e Google Play. Ou seja, atende ao sistema iOS e Android.

Logo após baixar o programa, o profissional da Educação deverá criar perfil com o código “IOV88” para manuseá-la.

A saber, no dia do exame, o servidor deverá ter em mãos um documento oficial com foto e contracheque atualizado (dos últimos três meses). Não serão aceitas versões digitais dos documentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.