O Governo Federal se prepara para fazer uma análise aprofundada nas contas dos mais de 5 milhões de brasileiros que fazem parte do programa vale-gás nacional. O benefício que atende cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social, começou a realizar pagamentos ainda no final de 2021 e hoje, faz depósitos de R$ 110 mensais, em média.
No início deste mês de setembro, o Ministério publicou no Diário Oficial da União (DPU) a decisão de realizar um pente-fino aprofundado. Em regra geral, eles querem apenas confirmar se os cidadãos ainda estão cumprindo todas as regras de permanência no programa social. Quem não se enquadrar, poderá ter a conta suspensa ou excluída.
Tal procedimento não é incomum e nem mesmo recente. Desde o final do ano passado, o Governo Federal faz análises nas contas dos usuários do benefício social, para decidir quem pode receber o dinheiro do projeto. Durante o primeiro semestre deste ano, milhares de pessoas que faziam parte do programa perderam o direito de receber o saldo.
Ao cidadão, basta esperar pela decisão do Governo Federal. Uma dica importante é verificar se o seu Cadúnico está atualizado com informações verídicas. A consulta pode ser feita através do sistema do app do Meu Cadúnico. Quem está com os dados desatualizados pode ser excluído por inconsistências nos perfis.
O sistema de análise das contas dos usuários não é uma novidade do programa vale-gás nacional. O Governo Federal também verifica as contas dos mais de 20 milhões de usuários que fazem parte do programa Auxílio Brasil. Nos dois casos, o Ministério da Cidadania informa que o objetivo é apenas evitar que fraudes e injustiças ocorram.
E se eu for excluído?
De todo modo, é natural que o sistema do Governo acabe cometendo injustiças e venha a excluir pessoas que deveriam seguir recebendo o benefício. Caso o cidadão acredite que está neste grupo, é necessário agir rápido.
Neste sentido, é importante manter a consulta constante do app do Auxílio Brasil. É através desta aplicação que o cidadão saberá se vai ser excluído ou não dos pagamentos de benefícios sociais. Em caso de exclusão, ele também receberá outras notificações.
A ideia é que o cidadão receba uma mensagem explicando o motivo da exclusão, e outra explicando como tentar resolver a situação. É importante que o usuário siga as indicações rapidamente para tentar voltar ao benefício o quanto antes.
Geralmente, quando um cidadão é excluído do programa e resolve a pendência logo depois, ele ganha o direito de voltar ao benefício. Contudo, na maioria das vezes ele precisa voltar a enfrentar a chamada fila de espera.
O vale-gás
O vale-gás nacional é um programa de autoria do Congresso Nacional. O texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda no final do ano passado. Oficialmente, as liberações começaram ainda em dezembro de 2021.
Dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 5,6 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício. A próxima liberação está marcada para acontecer em outubro. O calendário de pagamentos é o mesmo do Auxílio Brasil.