Controle do Caixa e o Fluxo do Negócio

O fluxo de caixa no empreendedorismo

 É fundamental para uma empresa no mercado atual o controle das suas finanças, uma vez que controlar as contas é um ponto de partida para qualquer empreendedor, pois poderá saber exatamente a sua situação financeira atual através do controle do seu caixa.

Por isso, o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão que adequa as receitas e as despesas da empresa de forma que esclarece a situação atual e viabiliza planejamentos futuros.

Administração multifatorial 

A administração de uma empresa é multifatorial, por isso, uma boa administração precisa ser um dos objetivos do empreendedor. Sendo assim, controlar o caixa faz parte desse fluxo, uma vez que com as contas planejadas a empresa tem mais chances de sucesso. Bem como, aumenta as suas possibilidades no mercado, por exemplo, poderá investir em uma inovação que poderá trazer um excelente custo-benefício.

No entanto, independentemente do porte da empresa, o empreendedor deve fazer o uso do fluxo de caixa. Basicamente, essa ferramenta fiz respeito ao lançamento das entradas e saídas do dia, ou ainda, pode ser feito um controle semanal ou mensal, sendo adaptável a sua gestão e necessidade. 

Gestão financeira, estoque e compras

Além disso, todas as contas que serão pagas em um determinado período também devem constar nesse fluxo. Dessa forma, fica mais fácil amparar as necessidades atuais e pensar no futuro do negócio. De forma sucinta, é necessário registrar as vendas e todos os recebimentos de receitas, bem como, deve constar no fluxo de caixa os valores a pagar e os valores que serão retirados para compras. Além disso, é importante controlar o estoque, uma vez que as demandas do estoque também implicam nesse controle financeiro.

É possível que o empreendedor faça o seu fluxo de caixa por meio de sistemas próprios ou ainda através de planilhas simplificadas. Pois, o que importa é registrar todos os detalhes possíveis e alinhar os valores que entram no caixa, os valores a receber e as despesas futuras.

Má gestão das finanças é um problema no empreendedorismo

Dessa forma, o empreendedor poderá identificar a real necessidade de investir ou cortar algum tipo de despesa no momento. Uma gestão eficiente exige um controle das finanças, por isso, esse controle é totalmente relevante.

Segundo o site do SEBRAE, um dos maiores motivos do alto índice de fechamento de empresas entrantes no mercado é ausência de controles financeiros. Por isso, a má gestão do fluxo de caixa é um problema para todos os empreendedores.

Portanto, é fundamental separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa, controlar as receitas e as despesas do negócio, fazer um planejamento futuro para pelo menos seis meses e utilizar os softwares de controle. Dessa forma, o empreendedor poderá direcionar sua empresa para o futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.