"Conta em Situação Impeditiva 20". Como resolver erro no Caixa Tem

“Conta em Situação Impeditiva 20”. Como resolver erro no Caixa Tem

Alguns usuários estão usando as redes sociais para afirmar que não estão conseguindo realizar operações no Caixa Tem

Um dos apps mais conhecidos da atualidade, o Caixa Tem é usado por milhões de brasileiros para movimentar as suas contas. É através desta aplicação que os usuários conseguem ter acesso aos depósitos de programas sociais como o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional, por exemplo.

Mas nos últimos dias, a tarefa de usar o Caixa Tem para movimentar estes benefícios vem se tornando mais difícil, sobretudo para algumas pessoas específicas. De acordo com relatos nas redes sociais, elas estão recebendo a seguinte mensagem ao tentar abrir o app: “Conta em Situação Impeditiva 20”.

O que significa

De acordo com membros do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a implicação desta mensagem pode ter várias razões. Em alguns casos, é possível que o sistema esteja indicando que o cidadão não está com a documentação completa e apta a realizar ações no Caixa Tem.

Para tentar resolver a situação, a principal dica é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal. Assim, os atendentes poderão indicar o que aconteceu e dar o caminho para que o cidadão volte a movimentar os saldos através do sistema do Caixa Tem.

"Conta em Situação Impeditiva 20". Como resolver erro no Caixa Tem
Caixa Tem pode ser usado para movimentar uma série de benefícios. Imagem: Reprodução

O que não fazer no Caixa Tem

Na tentativa de resolver o problema, é natural que muitos usuários realizem os mais diferentes procedimentos em seus aparelhos. Mas é preciso tomar muito cuidado com estas ações, porque em alguns casos, o sistema pode ser bloqueado, e neste caso o cidadão terá que comparecer presencialmente em um banco para resolver a situação.

Não é recomendável, por exemplo, apagar os dados do seu aplicativo. Este procedimento não é errado, mas vai deslogar a sua conta do app que está instalado no celular. Ao tentar entrar novo, é possível que a Caixa entenda que se trata de uma tentativa de golpe, e bloqueie o seu sistema.

Também não é recomendável abrir o seu Caixa Tem em um outro celular, sobretudo se este segundo celular já tem uma conta registrada no mesmo aplicativo. Isso também pode fazer com que a Caixa bloqueie o aparelho.

Golpes no Caixa Tem

De acordo com relatos de usuários, e de membros da Polícia Federal (PF), não são poucas as tentativas de golpes envolvendo o  Caixa Tem. Muitos criminosos se aproveitam da situação para enganar vítimas.

Os golpes são os mais variados, mas têm sempre o objetivo de enganar cidadãos em todas as partes do país. Muitas vezes, os criminosos usam mentiras para conseguir dinheiro, ou até mesmo dados pessoais de cidadãos que normalmente já se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Abaixo, você pode conferir quais são essas dicas para se livrar de golpes no app:

  • Cuidado com a senha

Sabe a senha que você usa para entrar no app do  Caixa Tem? Ela é sua e de mais ninguém. Evite entregar esta numeração para outras pessoas, e evite inserir esta informação em aplicativos que não sejam o oficial do  Caixa Tem.

  • Cuidado com “familiares”

Outra dica importante é desconfiar sempre que um familiar entra em contato com você pedindo dinheiro ou alguma informação pessoal. Por mais que a pessoa pareça ser de confiança, é possível que o seu celular tenha sido clonado, e algum criminoso esteja se passando por um ente querido.

  • Olho no remetente

Recebeu alguma mensagem de alguém que se apresenta como um representante da Caixa Econômica Federal? Neste caso, a dica é prestar atenção ao remetente. Verifique, por exemplo, o celular de envio da mensagem e também o e-mail. O banco não entra em contato através de números comuns.

  • Cuidado com os links

Em tempos de muita informação, é natural que você receba links todos os dias no seu celular. Também é fato que boa parte deles não sejam um golpe. Mas alguns deles podem conter vírus maliciosos. Por via das dúvidas, a principal dica é não clicar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.