Nesta segunda-feira (14), a Caixa Econômica Federal anunciou o retorno das solicitações do consignado do Auxílio Brasil no banco. Segundo as informações oficiais, o processo estava interrompido desde o último dia 1 de novembro, devido ao processamento do sistema dos perfis do programa social pela Dataprev.
Mesmo depois da retomada das liberações, o fato é que a Caixa Econômica Federal já adiantou que novas suspensões devem acontecer nos meses seguintes. A ideia é que o procedimento seja paralisado todos os meses, sempre que a Dataprev realizar o processamento dos dados do Auxílio Brasil.
De todo modo, ainda não é possível saber as datas em que o sistema será paralisado. É provável que a Caixa consiga fazer com que o período de paralisação seja menor do que o de 14 dias que se viu em novembro. Qualquer decisão neste sentido, deverá ser divulgada nas próximas semanas pela Caixa.
Desde que começou a liberar o consignado para usuários do Auxílio Brasil, ao menos três paralisações foram feitas no decorrer das últimas semanas. A primeira delas aconteceu para ajustar os problemas do sistema de solicitação. A segunda aconteceu por causa de uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).
A terceira paralisação foi notadamente a que durou mais tempo. Entre os dias 1 e 13 de novembro, nenhum usuário do Auxílio Brasil conseguiu fazer as solicitações do consignado pela Caixa Econômica Federal. Nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a criticar este longo espaço de tempo sem novidades.
Abatimentos
O consignado do Auxílio Brasil funciona basicamente como um sistema de crédito voltado apenas para usuários do programa social. Cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem solicitar o saldo.
As pessoas que fizeram a solicitação entre os dias 10 e 30 de outubro, e tiveram o pedido aceito, já receberam o saldo da Caixa. Agora, elas precisam começar a quitar a dívida que virá na forma de abatimentos de até 40% ao mês.
O primeiro desconto, aliás, será feito nas parcelas de novembro. Quem solicitou o consignado do Auxílio Brasil pela Caixa no período citado, começará a bancar o saldo a partir do próximo dia 17, data do retorno do programa.
Quem solicitou o consignado do Auxílio em outubro e já recebeu o dinheiro, e logo depois foi excluído do programa, ainda terá que bancar os valores. No entanto, neste caso os pagamentos não acontecem por abatimento. O próprio cidadão tem que pagar o saldo.
As pessoas que entrarem no consignado a partir desta segunda-feira (14), provavelmente só começarão a ter descontos a partir da parcela que será paga no próximo mês de dezembro deste ano.
Auxílio Brasil
Para ter direito ao Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal. Além disso, ele precisa ter uma renda per capita de até R$ 210.
Já as exigências para a solicitação do consignado do Auxílio Brasil variam de acordo com cada banco. A única regra geral é que todos os solicitantes precisam necessariamente fazer parte do programa social.