Beneficiários do Auxílio Brasil que tomaram o crédito consignado pela Caixa Econômica Federal relataram nesta semana, em suas redes sociais, que a parcela de dezembro da dívida já foi descontada neste mês.
Quais foram os relatos?
Dentre os relatos, além das críticas sobre a antecipação da parcela de dezembro do empréstimo consignado, outros beneficiários revelaram a cobrança sem mesmo terem pedido o serviço.
“Bom dia, não fiz o empréstimo e já está descontando”, escreveu um usuário em sua rede social.
“As famílias foram pegas de surpresa porque pegaram o crédito para desconto em dezembro e já viram o benefício ser descontado em novembro”, disse Paola de Carvalho, diretora de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Renda Básica.
Além disso, de acordo com a diretora, algumas pessoas já estariam fazendo alegações eleitorais, afirmando que a situação estava acontecendo após a derrota de Jair Bolsonaro nas Eleições 2022.
“Essa moda de aterrorizar os mais vulneráveis precisa ter fim, É fundamental ter políticas públicas que respeitem a vida e a dignidade das pessoas”, completou.
A Caixa se pronunciou?
Segundo a Caixa, a retenção dos valores é feita antecipadamente pelo Ministério da Cidadania. Desse modo, na data acordada o banco desconta a quantia correspondente da parcela.
“Os clientes recebem, no ato da solicitação do crédito, comprovante com os dados financeiros da operação e a orientação acerca da disponibilização das cláusulas gerais do contrato”, diz um trecho do comunicado da instituição financeira.
Como tirar dúvidas do empréstimo consignado do Auxílio Brasil pelo WhatsApp da Caixa?
Antes de qualquer, o beneficiário interessado em tirar dúvidas sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil pelo WhatsApp deve salvar o número oficial do banco, sendo: 0800 104 0104.
Na sequência, basta seguir o passo a passo para contatar a Caixa pelo WhatsApp:
- Entre em “Contato” e salve o número 0800 104 0104;
- Vá no WhatsApp e pesquise o número/nome de contato salvo;
- Inicie a conversa no chat;
- Escolha a opção “empréstimos e financiamentos” através dos números enviados.
Vale ressaltar que para dar continuidade ao atendimento pelo WhatsApp da Caixa, será necessário informar o número do CPF. Lembrando que o serviço é automatizado, mas ajuda a tirar as principais dúvidas sobre empréstimos, investimentos e aplicações.
Outros canais de atendimento da Caixa
Também é possível sanar as dúvidas sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil pelos seguintes canais da Caixa:
- Central telefônica Alô Caixa: no número 4004 0 104, para capitais e regiões metropolitanas; ou 0800 104 0 104, para as demais regiões;
- Central telefônica Caixa Cidadão: no número 0800 726 0207. O atendimento fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, de 10h às 16h;
- Atendimento Auxílio Brasil: no número 111, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.