Para algumas pessoas, conseguir manter a motivação nos estudos é um grande desafio, devido a uma série de fatores. A quantidade de atividades diárias, as interrupções alheias e outras questões podem atrapalhar os resultados nesse sentido. Porém, existem ações e reflexões que tendem a contribuir para um visão diferenciada dos estudos, o que pode ajudar a elevar a motivação.
Quer saber mais sobre essas possibilidades? Então continue conosco neste texto.
Como conseguir manter a motivação nos estudos?
Para conseguir manter a motivação nos estudos é importante considerarmos os motivos pelos quais há um desânimo por trás da atividade. Se for algo relacionado à saúde física ou mental, o ideal é procurar ajuda especializada para sanar o problema.
Em contrapartida, se não for nenhum problema nesse sentido, é possível iniciar o processo de crescimento da motivação com algumas considerações, como por exemplo:
1. A construção de um propósito
Muitas vezes, enxergamos a prática de estudos pela via negativa. Isto é, podemos comparar os estudos com uma “obrigação chata”, o que contribui para uma diminuição na motivação.
Porém, quando iniciamos um processo contrário, de construir uma perspectiva diferente, tudo pode mudar. É o caso de enxergarmos o estudo como um caminho, ou uma ferramenta, para atingirmos um propósito de vida maior.
Afinal, para quê você estuda? Para mudar a vida das outras pessoas por meio do seu trabalho? Para crescer em uma carreira que ama? Pense sobre isso e tente encontrar o seu propósito.
2. Recompensas
Construa recompensas que poderão ser usufruídas à medida que você avança nos seus estudos. Isto é, você pode conseguir manter a motivação nos estudos ao criar um reforço positivo para cada demanda que é concluída.
Se você quer dar uma volta com os amigos, coloque o objetivo de concluir o relatório antes disso, por exemplo. Assim, você encontra mais ferramentas para impulsionar o desenvolvimento da tarefa, já que você será recompensado.
3. Pequenos objetivos
Não tente conquistar o mundo da noite para o dia, pois isso pode atrapalhar na hora de conseguir manter a motivação nos estudos.
Sendo assim, foque em estabelecer pequenos objetivos que possam ser alcançados pouco a pouco, desenvolvendo os seus estudos de uma maneira mais saudável e com menos risco de se sobrecarregar.
4. Autoconhecimento
O autoconhecimento também ajuda a conseguir manter a motivação nos estudos. Sabe por quê? Porque é por meio dele que você pode:
- Descobrir o melhor horário de estudos para você.
- Entender quais são as suas limitações para buscar soluções para elas.
- Compreender suas habilidades e facilidades de aprendizagem, impulsionando a aquisição de conhecimento.
- Entender quais são os métodos de estudo que mais agregam valor à sua aprendizagem.
5. Hábitos que estimulam a saúde mental e cerebral
Por fim, lembre-se de que a motivação não está associada apenas às emoções, mas também à saúde do cérebro de forma literal e física. Por isso, mantenha hábitos saudáveis, cuidando do sono, da alimentação e praticando exercícios frequentemente. Assim, a sua saúde mental e cerebral poderá ser mais facilmente preservada.
Bons estudos!