Conquista da América: como cai no vestibular? - Notícias Concursos

Conquista da América: como cai no vestibular?

Confira!

Conquista da América: análise de questão de vestibular

A conquista da América, que foi realizada pelos europeus durante o período conhecido como “Grandes Navegações“, impactou diretamente a história do Brasil.

Dessa maneira, não é de se surpreender que o assunto seja abordado com uma frequência tão grande por questões de história do Brasil dentro dos vestibulares.

Assim, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de uma questão de vestibular sobre o tema. Confira!

Conquista da América: questão do vestibular da Unesp

Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.

“Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelúdio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.

A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.”

Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520: as origens da globalização, 1999.

(UNESP – 2018) A afirmação de que os primeiros traços da presença europeia na América foram “o prelúdio da ocidentalização” e “uma das primeiras etapas da globalização” é correta porque a conquista do continente americano representou

a) a definição da superioridade militar e religiosa do Ocidente cristão e o início da perseguição sistemática a judeus e muçulmanos.

b) a demonstração da teoria de Cristóvão Colombo sobre a esfericidade da Terra e o fracasso dos novos instrumentos de navegação.

c) o encerramento das relações comerciais da Europa com o Oriente e o imediato declínio da venda das especiarias produzidas na Índia.

d) o encontro e o choque entre culturas e o gradual deslocamento do eixo do comércio mundial para o Oceano Atlântico.

e) o avanço da monetarização da economia e o lançamento de projetos de regulação e controle centralizado do comércio internacional.

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) é a letra D.

O candidato deve ter em mente que o fenômeno das Grandes Navegações pode ser visto como uma etapa daquilo que conhecemos como “globalização”, uma vez que foi o responsável por proporcionar um encontro entre diferentes povos e porque permitiu, ao mesmo tempo, o aumento da circulação de produtos no Oceano Atlântico, inaugurando uma espécie de comércio global. Essas duas razões estão presentes na letra D.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?