Conjuração Carioca: um resumo sobre o evento - Notícias Concursos

Conjuração Carioca: um resumo sobre o evento

Tudo aquilo que você precisa saber sobre o movimento

Conjuração Carioca: aquilo que você precisa saber

A Conjuração Carioca, também conhecida como Conjuração do Rio de Janeiro ou Conjuração Fluminense, foi um movimento emancipacionista que aconteceu em 1794.

O tema é cobrado com frequência por diversos vestibulares e concursos do país, com um destaque para aqueles do estado do Rio de Janeiro. 

Conjuração Carioca: introdução

Ao lado da Conjuração Baiana e da Inconfidência Mineira, a Conjuração Carioca foi um dos movimentos emancipacionistas que aconteceu na segunda metade do século XVIII, sob influência dos ideais do Iluminismo e da Revolução Francesa

Conjuração Carioca: contexto histórico

A segunda metade do século XVIII foi marcada por uma série de  movimentos emancipacionistas no Brasil, como a Conjuração Mineira (também conhecida como Inconfidência Mineira), Baiana e a Carioca. Todos tinham como base os ideais iluministas que estavam presentes na Revolução Francesa.

Intelectuais da colônia e da metrópole portuguesa que defendiam o movimento se encontravam todas as semanas na Sociedade Literária do Rio de Janeiro, com o objetivo de debater sobre os mais variados temas do conhecimento humano. Essas, porém, discussões se fundamentavam nos ideais iluministas. Dessa maneira, não é de se surpreender que as discussões tenham abrangido também a situação da colônia brasileira.

Conjuração Carioca: características

Todavia, os debates e as ideias começaram a incomodar a elite colonial, uma vez que essa tinha seu estilo de vida baseado em privilégios econômicos e políticos. Assim, no ano de 1794, os integrantes da Sociedade Literária do Rio de Janeiro foram denunciados por fazerem críticas ao Estado e a Igreja e por nutrirem ideais de emancipação de Portugal. 

Os principais acusados foram Manuel Inácio Alvarenga, Vicente Gomes e João Manso Pereira. As acusações foram recebidas por Conde de Rezende, vice-rei da época, que concluiu que o grupo se reunia para propagar ideias republicanas. 

A partir disso, os acusados foram presos, mas soltos, posteriormente, por falta de provas. Podemos afirmar, portanto, que a Conjuração Carioca possuiu um caráter ideológico, uma vez que o movimento apenas discutia as ideias e não chegou a colocar em prática nenhum tipo de luta.

Conjuração Carioca: a independência dos Estados Unidos

Devemos ressaltar que outro evento também contribuiu para a expansão dos ideais iluministas e republicanos no Brasil: a independência dos Estados Unidos, que aconteceu no ano de 1776.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?