Independência dos Estados Unidos: assunto de EXTREMA importância!

Independência dos Estados Unidos: um resumo sobre esse evento!

A Independência dos Estados Unidos foi um evento de extrema importância que aconteceu no século XVIII e que afetou todo o mundo. 

Dessa maneira, esse fato histórico pode aparecer tanto isolado como relacionado à outros eventos nas principais provas do país.

Assim, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho em qualquer prova de história.

Independência dos Estados Unidos: Introdução

A Independência dos Estados Unidos, também chamada de Revolução Americana por alguns historiadores, ocorreu no dia 4 de julho de 1776.

Até hoje essa data tão importante é muito comemorada pelos estadunidenses.

Isso porque, a partir desse dia, os Estados Unidos se tornaram uma nação independente, ou seja, não estavam mais subordinados aos ingleses.

Porém, a Constituição americana foi promulgada somente em 1787, quando o país finalmente se torna uma nação republicana presidencialista.

Assim, de 1776 até 1787, os Estados Unidos da América viveram sob um regime de confederação, ou seja, cada estado tinha autonomia própria e não existia um governo centralizado.

Independência dos Estados Unidos: Antecedentes Históricos

Os ingleses já estavam em conflito com os americanos há um bom tempo antes da Revolução.

Depois da Guerra dos Sete Anos, que acabou em 1763, o governo inglês aumentou os impostos sobre as 13 colônias, em uma tentativa de compensar os gastos da guerra.

Além disso, os americanos receberiam uma série de outras imposições sobre os seus destinos. Um bom exemplo é que eles não poderiam atravessar o seu próprio território a partir de certo ponto.

Porém, a situação se agravou ainda mais quando a Inglaterra criou dois novos impostos: a Lei do Açúcar (Sugar Act) e a Lei do Selo (Stamp Act).

A primeira lei, criada em 1764, estabelecia mais impostos sobre a exportação e produção de Açúcar.

A segunda lei, por sua vez, foi aprovada um ano depois e estabelecia que todos os documentos, livros, jornais ou baralhos deveriam obrigatoriamente utilizar um selo.

Ainda, em 1767, os ingleses impuseram a Lei do Chá (Tea Act), que garantia o monopólio do comércio de chá à Companhia das Índias Ocidentais.

Os americanos se revoltaram e passaram a considerar as leis ilegais. Essas reclamações foram ignoradas pela Inglaterra.

Porém, em 1770, ocorreu o chamado Massacre de Boston, em que 5 colonos americanos foram mortos por soldado ingleses.

Três anos depois, ocorreu a Festa do Chá de Boston. No evento, americanos invadiram navios ingleses e jogaram o carregamento de chá no mar.

A Inglaterra, como resposta, decretou as Leis Intoleráveis, que afetavam diretamente os americanos e sua economia.

Independência dos Estados Unidos: A Guerra

Diante dessas Leis, os americanos se reuniram no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, no ano de 1774.

O Congresso não obteve sucesso nas negociações. Assim, o Segundo Congresso Continental da Filadélfia aconteceu um ano depois, em que se declarou guerra à Inglaterra.

A Inglaterra enviou diversas tropas, mas os Estados Unidos, com o apoio de Espanha, Holanda e França, venceram a batalha.

Os ingleses foram, então, obrigados a reconhecer a independência dos Estados Unidos em 1783.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.