Conjuração Baiana: vai cair na prova do ENEM!

Conjuração Baiana: saiba tudo sobre esse importante evento

A Conjuração Baiana foi uma revolta popular de extrema importância para o Brasil. 

Dessa maneira, o movimento aparece com grande frequência nas principais provas do país, mas principalmente na prova do ENEM.

Assim, é fundamental que você domine as principais características da Conjuração Baiana para garantir um bom desempenho na prova. 

Conjuração Baiana: introdução

A Conjuração Baiana foi um movimento popular ocorrido no Brasil Colônia.

O movimento foi também denominado de Revolta dos Alfaiates e aconteceu em Salvador, no estado da Bahia, no ano de 1798.

O nome se deve ao fato de que dois dos principais líderes, João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira, eram alfaiates.

A Conjuração foi marcada pela forte participação popular e por ter sido influenciada pelos ideais iluministas do século XVIII.

Além disso, a Inconfidência Mineira, outro movimento ocorrido no Brasil do mesmo século, mas no estado de Minas Gerais, e a independência dos Estados Unidos foram também dois eventos que influenciaram a revolta da Bahia.

A Independência do Haiti foi também outro evento muito importante que influenciou diretamente a Conjuração Baiana, especialmente por ter sido realizado por escravizados.

Conjuração Baiana: objetivos

A Conjuração Baiana tinha como objetivo principal separar o estado da Bahia do restante do Brasil, para se tornar independente de Portugal.

Além disso, os revoltosos queriam abolir a escravidão e atender às demandas da população pobre por melhores condições de vida e de trabalho.

Conjuração Baiana: participantes e suas ações

A Conjuração Baiana foi realizada principalmente por escravizados, ex-escravizados libertos, brancos pobres e mestiços. Além disso, seus participantes eram aqueles que realizavam as profissões mais humildes na sociedade da época e que, dessa forma, sofriam mais com os impostos e com as consequências da economia comandada por Portugal.

Em agosto de 1798, Salvador amanheceu coberta de panfletos com palavras de ordem e que chamavam a população à luta, proclamando ideais como liberdade, igualdade e fraternidade.

A distribuição dos panfletos com palavras de ordem levou as autoridades a agir prontamente e reprimir a manifestação. Alguns membros foram presos e forçados a delatar o restante dos participantes.

Além dos dois alfaiates mencionados, o movimento foi também liderado por soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas.

Quando o movimento foi reprimido, os quatro líderes foram condenados à morte. Somente a vida do Dr. Cipriano Barata foi poupada, por ser um médico.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.