Conheça os tipos de estoque que se pode utilizar em uma empresa

Hoje falaremos sobre os tipos de estoque e qual funciona melhor conforme a sua empresa.

As reservas de estoque são essenciais para o bom funcionamento de negócio. Quando administrado adequadamente, complementa as necessidades do usuário final e contribui para a expansão sustentável e lucrativa da empresa. Por isso que hoje, indicaremos os tipos de estoque que se pode utilizar em uma empresa.

Conheça os tipos de estoque que se pode utilizar em uma empresa?

Para gerir melhor uma empresa, é fundamental compreender os vários tipos de estoques e orientar sempre a gestão a pensar no utilizador final, começando por acompanhar de perto as vendas e potenciado por soluções tecnológicas de gestão de estoque. Assim, os principais tipos de estoque existentes são:

Estoque Sazonal

O estoque sazonal é muito útil para datas comemorativas, particularmente movimentadas para os varejistas no Brasil, como: Dia das Mães, Natal, Dia dos Pais, Carnaval, Páscoa, entre outros.

As indústrias de moda, saúde e beleza, esportes, eletroeletrônicos vão bem no momento, com o consumidor médio gastando em torno de R$ 226,00. Para aumentar as vendas e os lucros, as empresas estão aumentando a produção e o fornecimento de produtos em um esforço para atender à crescente demanda do consumidor por gratificação instantânea.

tipos de estoque que se pode utilizar- Reprodução Canva
tipos de estoque que se pode utilizar- Reprodução Canva

Estoque consignado

Este modelo tem se mostrado útil quando uma empresa tem espaço limitado, e precisa agilizar seu processo de distribuição ou deseja adicionar mais canais de vendas. Assim, o armazém é abastecido por fornecedores que normalmente são fabricantes, distribuidores ou importadores.

Sendo assim, o expedidor toma posse das mercadorias do fornecedor no início e inicia as etapas preliminares necessárias para garantir o armazenamento seguro e adequado. Quando o cliente faz um pedido, o fornecedor emite nota fiscal na modalidade “remessa de consignação” e a envia ao expedidor.

Ao permitir que o consumidor final ou o próprio varejista recebam as mercadorias, o fornecedor emite o recibo do imposto sobre vendas ao revendedor, concluindo a transação e registrando-a de forma consistente com a lei e o recolhimento de todos os impostos aplicáveis.

Estoque máximo

Para entender bem o que se entende por estoque máximo, deve-se considerar o número máximo de produtos que devem ser mantidos em estoque por um determinado período.

Veja um exemplo: uma empresa de cosméticos que vende perfumes, hidratantes corporais e maquiagem. O estoque máximo de produto A por mês foi fixada em 100 unidades, e esse número se aplica especificamente a perfumes.

É necessário observar que muitos fatores, como capacidade de armazenamento e restrições orçamentárias, influenciam na decisão de quanto estoque manter disponível. Essas considerações coexistem com cálculos realizados por algoritmos de reposição de estoque implementados em soluções de tecnologia de reposição baseadas em vendas para clientes finais.

Estoque mínimo

A menor quantidade de um produto que pode ser armazenada no estoque é chamada de estoque mínimo ou ponto de reabastecimento.

O gerente determina esse número com antecedência, considerando a demanda prevista para o produto e as datas comemorativas que podem ocorrer nesse período. Assim, é possível evitar que os suprimentos acabem antes de serem reabastecidos.

O método garante que não prejudique o cliente de forma alguma entre o início das negociações e a entrega das novas mercadorias. Mas, é preciso considerar que aderir a níveis mínimos de estoque arrisca ficar sem tudo em seus armazéns.

Estoque de segurança

Os gerentes confundem o estoque de segurança com o estoque mínimo. Mas, essas ideias são distintas umas das outras. Manter um estoque de segurança, é fundamental para evitar circunstâncias desfavoráveis como:

  • alta de preços;
  • greve de fornecedores;
  • setor de transporte;
  • a demanda do mercado aumentou significativamente.

Caso algum desses problemas surja, se utiliza o estoque de segurança até que a cadeia de suprimentos volte ao normal.

Estoque regulador

O estoque regulador é uma ótima opção para preservar o equilíbrio, com o intuito de atender a demanda potencial dos demais pontos de venda.

Em geral, a filial com maior espaço de armazenamento mantém mais estoque disponível.  Assim, ela consegue fazer o repasse da mercadoria sem colocar em risco a própria segurança caso a demanda aumente em outra unidade.

Os varejistas utilizam muito desse modelo, mas é importante ressaltar que a gestão de estoque não funciona sem a ajuda do computador.

É crucial que todas as filiais mantenham linhas de comunicação abertas entre elas. O sistema deve funcionar de forma integrada porque o gestor precisa ter acesso aos dados e deve agir antes que ocorra o esgotamento; ou seja, ele deve rebalancear o estoque antecipadamente.

Estes são os principais tipos de estoque utilizados pelas empresas. Leia com atenção, e escolha o que mais convier na sua situação real de empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.