Investir no setor de seguros pode ser um empreendimento lucrativo se você souber o que está fazendo. Dados apontam que apenas cerca de 1/5 das pessoas tem seguro de propriedade que cobre suas casas, carros e férias. Logo, o mercado tem muitos clientes em potencial. Por isso que hoje, nós vamos indicar os custos de abrir uma franquia de seguros.
Locais para abrir uma franquia de seguros
O primeiro passo para calcular o preço de abertura de uma franquia de seguros, é decidir se você deseja administrar seu negócio em uma loja física ou no conforto de sua própria casa. Afinal, eles mudarão dependendo das especificidades da sua situação.
O investimento em uma franquia home based, por exemplo, pode economizar dinheiro porque o negócio pode ser feito de qualquer local com conexão à Internet. Para isso, tudo que você precisa é de um computador e uma conexão de internet de excelente qualidade.
No entanto, os custos serão maiores na loja física, pois o espaço precisa ser configurado de forma a se adequar ao perfil da rede padronizada. Aluguel, manutenção, serviços públicos e tarifas de telefone fixo estão no topo disso.
Portanto, uma franquia home office pode ser iniciada com um investimento inicial de R$ 22.000,00. Enquanto, um local físico requer um investimento de R$ 69.000,00.
Ressaltamos que os custos de uma franquia de seguros incluem não apenas o primeiro investimento, mas também outros impostos que precisam ser incluídos na lista de despesas.
Conheça os custos de abrir uma franquia de seguros
Além do investimento inicial e das taxas de franquia mencionadas acima, há impostos adicionais associados à aquisição da empresa que deve considerar na estratégia geral de desenvolvimento do próprio negócio. Alguns são apenas uma vez, enquanto outros têm pagamentos mensais recorrentes.
Portanto, reunimos aqui tudo o que você precisa saber antes de iniciar o processo de solicitação de franquia de seguros.
Pagando a taxa de franquia
As taxas de franquia, são devidas quando o franqueado assina o contrato com o franqueador pelo direito de usar a marca registrada.
Isso inclui o treinamento do franqueado e de sua equipe antes e durante a vigência do contrato. Assim como, o acompanhamento durante todo o processo de abertura da unidade. Aliás, vale dizer que esse número mudará com base na natureza do negócio que você estabelecer.
Taxa de Publicidade da franquia de seguros
Os franqueadores recuperam parte de seus custos de publicidade por meio de uma taxa mensal. Aliás, ela está ligada ao auxílio que presta na promoção da marca por meio de publicidade e marketing.
Esse valor equivale ao dinheiro gasto em publicidade e outras ações promocionais pelo franqueador. Em alguns casos, é uma quantia em dinheiro, enquanto em outros é uma porcentagem do investimento inicial ou do lucro bruto da empresa.
Royalties
Enquanto os franqueados devem pagar uma taxa de franquia única, os royalties são pagos continuamente pelo direito de usar uma marca. Assim, esse direito de uso exige um pagamento mensal proporcional à venda de produtos e serviços, além do suporte contínuo da franqueadora.
Dependendo dos termos do contrato, a cobrança dos royalties e os orçamentos de publicidade podem acontecer de duas formas: em uma taxa fixa ou o cálculo é feito com uma porcentagem da receita líquida da unidade. Além disso, pode diferir dependendo da estratégia de negócios.
Capital de Giro da franquia de seguros
O financiamento inicial está intrinsecamente ligado ao desempenho da empresa nos primeiros meses. As franquias são negócios como qualquer outro. Então, como tal, o dinheiro de trabalho deve estar disponível para cobrir os custos até que a franquia possa gerar receita suficiente para se pagar.
É importante reservar alguns fundos de emergência caso sua franquia não ganhe tanto dinheiro quanto o esperado em um mês. Afinal, as contas ainda continuam chegando.
Custo de construção da loja, incluindo remodelação e/ou reequipamento da franquia de seguros
Se você escolher uma franquia com localização física, terá que pagar essas taxas, além dos impostos prediais e custos de manutenção. Logo, o custo de abrir uma loja é determinado pelo fato de você alugar ou comprar o local ou não.
Além disso, há uma taxa de construção de loja que contabiliza o tempo e o esforço necessários para adequar um local aos padrões estabelecidos pelos franqueados da rede. Vale ressaltar que estas taxas não incidem sobre o contrato de franquia e são de responsabilidade exclusiva do franqueado.
Cada local tem suas próprias despesas, mas o franqueador pode fornecer uma projeção para que o empresário possa fazer o orçamento de acordo.
Esses números mudam dependendo de fatores como localização, tamanho da loja e níveis de pessoal. Sendo assim, o franqueado arcará com essas despesas, e deve ser contabilizada em seu orçamento.