Conheça a história dos beduínos

Os beduínos são um dos povos que vivem nos desertos do Oriente Médio e do Norte do continente africano, sobretudo nos países:

  • Arábia Saudita 
  • Síria 
  • Iraque 
  • Jordânia 
  • Egito 

Eles formam cerca de 10% da população do Oriente Médio. O termo é utilizado há muito tempo para referir-se aos habitantes nômades do deserto. 

Sua origem se deu nos tempos das civilizações hidráulicas, com indícios de existência no Egito Antigo. 

Contudo, através da expansão do islamismo, no século VII, e das conquistas árabes, os beduínos se estabeleceram principalmente em terras africanas. 

Todavia, a partir do século XIX os beduínos passam por transformações, possuindo um estilo de vida seminômade. 

Em síntese, isso ocorreu por conta das pressões dos governos por territórios que eles costumavam habitar, sobretudo o governo do Império Otomano. 

Através dos conflitos do século XX esse processo aumentou. Por isso, na década de 50, diversos beduínos passaram a viver em países como:

  • Egito
  • Israel 
  • Jordânia 
  • Iraque 
  • Tunísia 
Você também pode gostar:

Nesses locais passaram a trabalhar de maneira assalariada nas empresas ligadas à extração de petróleo. O tema poderá aparecer em questões do Enem, por isso acompanhe o artigo e fique por dentro! 

Costumes e modo de vida dos beduínos

Os beduínos baseiam seus costumes em códigos de honra e no sistema tradicional de justiça, por meio da Lei de Talião “Olho por olho, dente por dente”. 

A sociedade beduína é formada por clãs e se divide em várias tribos que possuem status diferenciados tendo como base a importância de seus ancestrais. 

Dessa maneira, os costumes desse povo acabam baseado na tradição familiar patriarcal. Por isso, são governados pelo membro mais velho da tribo, o sheik ascendente por linhagem patriarcal. 

Além disso, o casamento é muito celebrado por esse povo, justamente na esperança de trazer novos homens para a tribo. 

A religião é outro pilar da sociedade beduína. A maioria segue o islamismo doutrina religiosa do profeta Maomé. 

Ademais, quando os beduínos se estabelecem em algum território, na maioria das vezes em oásis, eles montam suas tendas com estruturas que chegam a 6 metros de comprimento e 3 metros de altura. 

Outro ponto importante que se destaca é a divisão do trabalho. Os homens ficam responsáveis pelo comércio, pastoreio e a guerra. Já as mulheres ficam a cargo do artesanato e cuidados domésticos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os beduínos?

Não deixe de ler também – História: Entenda o surgimento do Estado Islâmico e sua expansão. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.