Em tempos de crise econômica, economizar combustível é muito importante. Atualmente, com o avanço tecnológico, muitos veículos 0km possuem alguns recursos que podem ajudar a poupá-lo. Confira 5 deles abaixo.
Pneus verdes
Com a promessa de economizar combustível, os pneus verdes são uma tecnologia funcional. Quando estão calibrados, conseguem manter a estabilidade do veículo sem perder aceleração. Assim, o condutor consegue poupar mais energia do carro.
“O pneu verde foi desenvolvido durante aumento da exigência das novas metas de eficiência energética. Ele causa menos perdas de atrito, que geram calor pela deformação da banda de rodagem. Isso traz resultados, mas sempre está associado à calibração do pneu”, explica Erwin Franieck, diretor-presidente do instituto SAE4Mobility.
Computador de bordo
Outro recurso facilitador é o computador de bordo, embora não seja seguro checar as condições do carro e do trecho ainda em andamento, conferir o consumo médio de combustível é importante para manter um histórico de consumo.
“O computador de bordo lhe dá a opção de conferir o que influencia no consumo. Podem ser subidas, lombadas e a sua forma de dirigir. O melhor é a autonomia média, pois ela indica direito se a soma do que você está fazendo está dando certo”, aconselha Erwin.
Torque em baixa
Os carros que possuem uma boa capacidade de torque a baixas rotações podem obter bons resultados quanto a redução de consumo de combustível. Ele possibilita que os veículos acelerem menos enquanto o torque inteiro não seja exigido.
“O seu consumo está ligado ao quanto você exige do seu motor. Acelerar gradativamente e chegar ao torque máximo de rotações de dois a três mil, é o melhor consumo, mas varia de motor a motor. Com um carro aspirado, você consegue variar seu consumo em até 30%. Em um turbo, que a forma de direção é mais abrupta, dá para alcançar 50% de variação de consumo”, analisa o especialista.
Escalonamento do câmbio
Outra capacidade para ser aproveitada é o escalonamento longo dos câmbios mais novos. Nos motores turbocomprimidos, a entrega superior é do torque em baixa, que não exige muita carga de aceleração.
“Via de regra, os câmbios automáticos normais ou CVT têm mais marchas para garantir a melhor eficiência do consumo possível. Quando você troca as marchas, dá para fazer a mesma coisa. Sempre que você tiver a possibilidade de rodar entre 1.500 e 2.000, faça isso”, aconselha o especialista.
Start-stop
Ainda pouco utilizado no Brasil, o recurso star-stop desliga e liga automaticamente o carro em paradas. A ação pode reduzir o consumo em até 10%, então, se possível, recorra a ele.
“No ciclo normal de uma cidade urbana ele pode gerar até 10% de economia, segundo as medições, frente ao número de consumo quando você está parado e consumindo. Depende do trajeto, se tiver muito tráfego e faróis”, encerra Erwin.