Congressistas querem auxílio emergencial de R$ 300 até 2021 - Notícias Concursos

Congressistas querem auxílio emergencial de R$ 300 até 2021

O auxílio emergencial chega ao fim em dezembro de 2020. Mas congressistas defendem que o o decreto de calamidade pública seja prorrogado por mais três meses; esse decreto chega ao fim também no último dia do ano. Se o estado de calamidade pública for estendido, uma prorrogação do auxílio seria mais fácil de acontecer.

Os congressistas defendem uma nova prorrogação do programa enquanto o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não consegue tirar o Renda Cidadã do papel. Essa extensão do programa já havia sido citada no debate da comissão mista, que analisa os gastos com o combate à pandemia. O debate aconteceu no início deste mês.

Vanderlan Cardoso, vice-líder do PSD no Senado e da comissão da reforma tributária e base aliada, afirmou que é favorável à prorrogação, embora saiba que o governo de Bolsonaro é contra.

A última vez que o presidente Bolsonaro se pronunciou sobre uma possível prorrogação do auxílio foi em evento em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na ocasião, o presidente negou mais uma vez a intenção de prorrogar o programa feito para os trabalhadores mais vulneráveis do Brasil.

Ao se mostrar contrário, Bolsonaro defendeu o trabalho e afirmou que “ninguém vive dessa forma”, ao se referir aos programas emergenciais feitos para ajudar os brasileiros durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O presidente afirmou ainda que uma prorrogação do auxílio seria “o caminho certo para o insucesso”. “Nada mais dignifica o homem do que trabalho, é o que nós precisamos. Temos internamente os nossos problemas, ajudamos o povo do Brasil com alguns projetos, por ocasião da pandemia. Você [Benítez] fez o mesmo no Paraguai, aqui do lado”, disse ele, se referindo ao presidente do Paraguai.

De acordo com Paulo Guedes, ministro da Economia, o auxílio emergencial só voltaria a ser pago no Brasil se houvesse uma segunda onda da pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?