Confira as principais dicas para ir bem na redação do Enem

Saiba mais detalhes sobre ter dicas para conseguir uma boa nota

A redação do Enem é uma das partes mais importantes e temidas da prova, pois, vale até 1000 pontos e pode fazer a diferença na sua nota final. Além disso, a redação exige que você demonstre competências de leitura, escrita, argumentação e proposta de intervenção sobre um tema de relevância social.

Para ir bem na redação do Enem, você precisa se preparar, estudar os critérios de avaliação, conhecer os temas mais prováveis e treinar a sua escrita. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas essenciais para você arrasar na redação do Enem. Então, confira!

Conheça o formato da redação do Enem

A primeira dica é conhecer o formato da redação do Enem, que é uma dissertação-argumentativa. Isto é, que você deve apresentar uma tese (opinião) sobre o tema proposto. Assim como, defender essa tese com argumentos consistentes e propor uma intervenção para o problema abordado.

A redação do Enem deve ser escrita em até 30 linhas, respeitando as margens da folha. Ademais, você deve usar caneta preta de material transparente e ter uma letra legível. Além disso, você deve seguir a estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, você deve apresentar o tema, contextualizá-lo e expor a sua tese. No desenvolvimento, você deve apresentar dois ou três argumentos que sustentem a sua tese, usando dados, exemplos e citações. Por fim, na conclusão, você deve retomar a sua tese e apresentar uma proposta de intervenção para o problema, indicando o agente, a ação, o meio, o efeito e o detalhamento.

Estude os critérios de avaliação

A segunda dica é estudar os critérios de avaliação da redação do Enem, que são cinco competências que valem até 200 pontos cada. São elas:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Então, você deve conhecer cada uma dessas competências e saber como atendê-las no seu texto.

Fique atento aos temas mais prováveis

A terceira dica é ficar atento aos temas mais prováveis que podem cair na redação do Enem. Geralmente, os temas se relacionam a questões sociais, ambientais, culturais ou políticas que estão em evidência no Brasil ou no mundo.

Para se preparar para os possíveis temas, você deve acompanhar as notícias, ler artigos de opinião, assistir a documentários e debater com outras pessoas. Assim, você amplia o seu repertório sociocultural e desenvolve o seu senso crítico.

Alguns dos temas que podem ser cobrados na redação do Enem são:

  • Violência doméstica contra mulheres;
  • Racismo estrutural na sociedade brasileira;
  • Desafios da educação à distância;
  • Fake news e democracia;
  • Sustentabilidade e consumo consciente;
  • Saúde mental dos jovens;
  • Mobilidade urbana e acessibilidade.

Treine a sua escrita para ir bem na redação do Enem

A quarta dica é treinar a sua escrita com frequência. Você pode usar as provas anteriores do Enem como base para praticar a sua redação sobre os temas propostos. Além disso, você também pode buscar outros temas na internet ou criar os seus próprios.

O importante é que você escreva pelo menos uma redação por semana, seguindo o formato e os critérios do Enem. Depois, você deve revisar o seu texto, corrigir os erros e verificar se atendeu às competências. Aliás, você também pode pedir a opinião de outras pessoas ou usar plataformas online que oferecem correção de redação.

Cuide do seu tempo e da sua saúde

A quinta dica é cuidar do seu tempo e da sua saúde no dia da prova. Você terá cinco horas e meia para fazer a redação e as 90 questões de linguagens e ciências humanas. Por isso, é importante que você se organize para não perder tempo e nem deixar nada em branco.

Uma sugestão é reservar pelo menos uma hora para fazer a redação, sendo 15 minutos para planejar o seu texto, 30 minutos para escrevê-lo e 15 minutos para revisá-lo.

Você também deve ler atentamente a proposta, os textos de apoio e as instruções antes de começar a escrever.

A redação do Enem é uma etapa decisiva para quem quer ingressar no ensino superior. Por isso, é fundamental que você se prepare bem para essa prova, seguindo as nossas dicas.

Lembre-se que a redação exige que você domine a língua portuguesa, compreenda o tema proposto. Por último, desenvolva uma argumentação coerente e proponha uma intervenção viável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.