Confira algumas dicas de segurança para viagens de carro por aplicativos

Passageiros devem redobrar sua atenção

Os usuários de aplicativos de transporte devem ficar atentos a algumas questões relacionadas a sua segurança durante uma viagem de carro. Todavia, com algumas estratégias é possível ficar calmo e buscar por uma maior proteção, principalmente em situações que podem fugir ao controle, como em casos de roubo, por exemplo.

Esta semana, na cidade de São Paulo, a Polícia Militar conseguiu prender uma quadrilha, que atuava através de aplicativos de transporte que enganavam suas vítimas, com o intuito de roubar, sequestrar e até estuprar suas passageiras. A violência nas grandes cidades tem crescido, sendo necessário uma maior atenção.

Ao solicitar um transporte por aplicativo, o usuário deve, a princípio, confirmar se o veículo é o mesmo que foi pedido através de seu celular. Vale ressaltar que empresas como a Uber, por exemplo, fazem uma checagem nos dados dos motoristas para se certificar que são profissionais eficientes e idôneos.

Felizmente, algumas plataformas como a já mencionada Uber e o 99, oferecem a seus usuários alguns recursos para garantir uma viagem segura e tranquila, como o código e bloqueio do motorista, a avaliação do condutor, local de embarque, informações de viagem, etc. Ele também precisa tomar certos cuidados. 

Código do app e bloqueio do motorista

É possível no aplicativo do Uber, acionar um código de verificação (U-Código) que ao ser ativado, irá mostrá-lo nos momentos onde ele solicitar uma corrida. Dessa maneira, ao falar com o condutor, é necessário informá-lo ao motorista, para confirmar a identidade do viajante, tornando a viagem mais segura.

O app 99 possui uma função “bloquear” onde o usuário marca o motorista evitando dessa forma, fazer futuramente, outra viagem com ele. Para ativar o recurso no aplicativo, é preciso depois que finalizar a corrida, fazer uma avaliação do condutor, onde também aparece um campo destinado ao bloqueio.

Avaliação do condutor por aplicativos

Os aplicativos de transporte também oferecem a seus usuários a possibilidade de avaliar o serviço. O Uber e o 99 permitem aos passageiros realizarem esta aferição, sendo bastante importante para garantir que o profissional ofereça um serviço adequado e seguro aos usuários dos apps.

Atenção ao local de embarque

Para não correr riscos, os usuários dos aplicativos de transporte devem tomar alguns cuidados, de maneira a garantir sua segurança e evitar quaisquer problemas relacionados. Desse modo, o passageiro ao fazer a solicitação da viagem, precisa aguardar pela chegada do veículo, em um local seguro, combinado anteriormente.

Informações sobre a corrida pelas plataformas

Analogamente, antes de entrar no veículo, o usuário dos aplicativos deve conferir os dados relacionados ao modelo do carro, a cor, a placa, e ver se são as mesmas disponibilizadas em seu celular. Uma questão importante é perguntar o nome do condutor antes de entrar no automóvel. Ele também deve fazer o mesmo.

Compartilhamento do trajeto

Os aplicativos oferecem a seus usuários a possibilidade deles compartilharem com seus contatos, o trajeto de sua corrida. Com o Uber é possível informar detalhes da viagem com até cinco amigos. Aliás, no 99  o usuário pode cadastrar um contato que irá receber por SMS as informações das corridas.

Gravação da viagem pelas plataformas

Os aplicativos oferecem aos passageiros a possibilidade de gravar os sons da viagem através do aparelho celular. Eles poderão ser utilizados depois por algumas autoridades em casos de problemas com a corrida. Os áudios poderão ser abertos pela Polícia e pelas empresas de transporte, quando for conveniente.

Ligação de emergência

Os usuários dos aplicativos de transporte, em casos de emergências ou perigos, podem ligar para o telefone 190 e acionar a polícia. O Uber oferece um atalho onde é possível acionar as autoridades direto pelo app. Já o 99 possui um botão de emergência, que liga automaticamente para o 190.

Checagem da rota pelois aplicativos

Ademais, os apps de transportes também oferecem aos seus usuários, um serviço destinado a monitorar a rota traçada pelo motorista até chegar ao seu destino. Ao observar quaisquer mudanças no trajeto, o aplicativo envia aos passageiros dados relacionados às ferramentas de segurança disponíveis.

Acidentes no trânsito

Os usuários dos aplicativos de transporte, ao serem vítimas de um acidente, devem informar os serviços de emergência, como a Polícia Militar e solicitar uma ambulância, por exemplo. Em conclusão, os passageiros também devem falar com as empresas responsáveis pelo serviço através de ferramentas do app.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.