Concursos Públicos: Saiba como os pronomes são cobrados

As provas de concurso sempre exigem conhecimentos de Língua Portuguesa, desse modo, as classes de palavras estão costumeiramente presentes nas questões de português. Veja neste artigo como os pronomes são cobrados em Concursos Públicos.

Assim como os verbos, essa classe de palavras fechada é muito cobrada por haver muitas possibilidades de abordagem em decorrência da amplitude do assunto.

Os pronomes são palavras que acompanham os substantivos e podem substituí-los, retomá-los ou se referir a eles. Nesse sentido, os pronomes podem ser de sete  tipos, são eles: pessoais, possessivos, demonstrativos, de tratamento, indefinidos, relativos, e interrogativos.

Como os pronomes são cobrados

A primeira e principal forma de cobrança desse assunto é a identificação dos pronomes, nesse sentido é cobrado que o candidato diferencie se determinada palavra é ou não um pronome.

Em seguida, outra forma de cobrança é quanto ao tipo de pronome. Nesse caso, o candidato deve possuir conhecimento sobre os sete tipos mencionados acima. A terceira forma de cobrança é como a função desempenhada pelo pronome em um determinado contexto oracional.

Para mandar bem nessas questões em que os pronomes são cobrados, o candidato deve saber, sobretudo, classificar os pronomes e entender como funcionam na língua.

Desse modo, enfatizamos que os pronomes, como o próprio nome já diz, sempre está em relação a um nome, a um substantivo.

Veja questão:

(EAGS 217) “Desceram para o trapiche. A chuva entrava pelos buracos do teto, a maior parte dos meninos se amontoavam nos cantos onde havia telhado.” (Jorge Amado)

O termo destacado no texto acima se classifica como:

a) pronome demonstrativo,

b) pronome indefinido

c) pronome interrogativo

d) pronome relativo

A questão acima trata justamente da classificação, pois exige a identificação da função do pronome quanto ao substantivo a que se liga. Desse modo, a resposta correta é a letra d, pois onde é um pronome cuja função é retomar substantivos locativos, evitando sua repetição. No trecho de Jorge Amado, onde é relativo a cantos, locais em que os meninos se protegiam da chuva.

Apesar de ser uma classe de palavras fechada, os pronomes são muitos e suas classificações variadas, de modo que é recomendado estudá-los mais cuidadosamente para garantir um bom resultado.

Este artigo foi útil para você? Comente aqui.
Veja mais dicas aqui.
Confira também Conheça as principais bancas examinadoras de Concursos Públicos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.