Conheça as principais bancas examinadoras de Concursos Públicos

Conhecer as principais bancas examinadoras e organizadoras dos Concursos Públicos é uma das melhores maneiras dos concurseiros se prepararem para realizar as provas.

Cada banca possui sua forma própria de avaliação, de modo que cada uma delas possui personalidade própria na apresentação das questões e dos assuntos, além de diferentes métodos para a correção das provas.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Uma das mais importantes fundações organizadoras e também uma das mais temidas, a FGV é a banca examinadora de importantes concursos e provas, como a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

É considerada uma das bancas mais imprevisíveis. Contudo, costuma apresentar longos textos na cobrança de interpretação textual, além de questões de gramática também.

Nesse sentido, recomendamos muita leitura de texto no período preparatório.

Fundação Carlos Alberto Chagas (FCC)

Esta é também é uma das mais mais temidas bancas examinadoras, contudo, costuma apresentar questões mais objetivas, geralmente essas possuem múltipla escolha de resposta.

Recomenda-se atenção à prova de Língua Portuguesa, pois costuma ser mais complicada. Além disso, é necessário ter amplo conhecimento das leis, que são cobradas de maneira literal.

A FCC realiza concursos federais, estaduais e municipais. Você pode conferir mais no site da Fundação.

Fundação VUNESP

Alguns especialistas acreditam que a VUNESP tem as provas mais tranquilas. É responsável por concursos de prefeituras, tribunais de justiça e Polícia Civil, entre outros.

Como a anterior, essa banca também aposta em conhecimento de leis e domínio de gramática, apesar da prova de português ser simples de modo geral. A VUNESP também costuma mudar o estilo das suas questões.

Desse modo, é recomendável treinar em provas anteriores mais recentes, cujos gabaritos já estão disponíveis.

Cesgranrio

Considerada como nível médio em dificuldade, a Cesgranrio é responsável por concursos de bancos, do IBGE, entre outros. Suas questões cobram muito conhecimento de lei, e a banca é conhecida por ser metódica.

Além disso, costuma apresentar textos mais sucintos, apostando em gráficos e imagens nas questões sobre atualidades.

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe)

Por último, apresentamos a CESP, que muito temida pelos concurseiros pois costuma apresentar as famosas “pegadinhas” em suas questões.

Além disso, na correção das provas, uma questão de resposta incorreta, anula outra de resposta correta. Logo, a recomendação é não chutar. Se você não souber a resposta, a melhor opção é deixar em branco.

Essas são as cinco principais bancas examinadoras e organizadoras de concursos públicos, mas há muitas outras, vale a pena pesquisar.

Veja mais dicas para concursos públicos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.