Concursos públicos da SEDUC e SECULT têm provas com gabaritos iguais no CE

Caso ocorreu nos concursos da Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Educação (SEDUC) no Ceará

Os gabaritos preliminares das provas objetivas dos concursos da Secretaria da Cultura do Ceará e Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Estado do Ceará apresentam as mesmas respostas. A semelhança nas repostas foi apontada por diversos concurseiros nas redes sociais. Ambos os concursos são organizados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará – CEV/Uece.

A avaliação da SECULT foi aplicada no dia 14 de outubro, enquanto a prova da SEDUC aconteceu uma semana depois, no dia 21 de outubro. “Nos dois concursos, para todos os cargos, as 30 primeiras questões, que correspondem à prova de Conhecimentos Gerais, os gabaritos são os mesmos, com os mesmos itens na mesma ordem para todos os cargos nos dois concursos. Secult e Seduc realizaram as provas em semanas diferentes”, informou um dos candidatos na rede social.

Gabaritos da Seduc (à esquerda) e da Secult (à direita)

O estudante de doutorado do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Dyego Soares, afirmou que a coincidência nas provas de dias diferentes é estranho e preocupante. “Isso, de fato, tem uma probabilidade extremamente baixa de acontecer. Parece uma falha de software, pras provas do mesmo dia, tudo bem. Mas para provas de dias diferentes isso é um problema grave de segurança”, disse ao site O Povo Online.

Em nota, a Comissão Executiva do Vestibular da UECE reconheceu que, por um problema técnico, o núcleo comum, com 30 questões, numeradas de 1 a 30, da Prova Objetiva do Concurso Público de Provas e Títulos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará — SEDUC — teve a grade de respostas semelhante à da Prova Objetiva do Concurso Público de Provas e Títulos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará — SECULT —, que também possuía núcleo comum, com 30 questões, o que propiciou o engano causador da coincidência.

A CEV esclarece ainda que a sequência de respostas que compõem o gabarito preliminar das provas por ela administradas é gerada de forma aleatória para cada concurso individualmente. “A lógica da criação de gabaritos, que consiste na geração de uma sequência aleatória, foi utilizada para a criação dos gabaritos da prova da SEDUC; entretanto, no momento da montagem das 30 (trinta) primeiras questões do núcleo comum, foi utilizada, por falha humana, a mesma sequência de letras que compunha o gabarito da prova do núcleo comum da SECULT”, diz em nota.

A banca esclarece ainda que os 14 (catorze) cadernos de prova do Concurso da SEDUC são compostos de 80 (oitenta) questões das quais 30 (trinta) pertencem ao núcleo comum e 50 (cinquenta) são específicas de cada disciplina, totalizando 700 (setecentas) questões específicas que não apresentam coincidência, da forma como ocorreu com o núcleo comum, relativamente a outros concursos.

“A CEV informa que esse fato não prejudica a avaliação dos candidatos nem compromete a lisura do Concurso, visto que todas as respostas divulgadas no Gabarito Preliminar estão de acordo com as questões que foram elaboradas com base nos conteúdos programáticos constantes no Edital do Concurso da SEDUC e são completamente distintas das questões que constaram dos cadernos de prova do Concurso da SECULT”.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secult destaca a credibilidade da banca organizadora, mas afirma que tomará as providências e irá solicitar à Universidade os devidos esclarecimentos. Em nota, a Secretaria salienta que o resultado por hora apresentado ainda é preliminar, cabendo recursos. O concurso da pasta foi divulgado para 102 vagas distribuídas entre 17 cargos de nível superior.

A SEDUC disse que o concurso é acompanhado de perto junto à Universidade. A Secretaria também destaca a vasta experiência em realização de concursos da instituição. Em nota, a pasta disse que entrou em contato com a instituição e que deu início às providências necessárias. O concurso da SEDUC-CE foi divulgado com nada menos que  2.500 vagas de Professor, nível A (inicial da carreira), do Grupo Ocupacional Magistério – MAG – do Quadro I – Poder Executivo. No total, 55.238 candidatos se inscreveram no certame.

De acordo com o presidente da CEV/Uece, Fábio Perdigão, o problema será verificado nesta segunda-feira, 05 de novembro. O professor afirmou ao “O Povo Online” que erros acontecem, mas que, como funcionário público, tem a obrigação de fazer os ajustes necessários. O docente destacou os 45 anos que a Uece realiza os mais diversos concursos no Estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.