Concurso Unificado: TRE da Bahia anuncia oferta de vagas e cargos do novo edital; Veja!

Confira mais detalhes

Mais detalhes do concurso unificado. Desta vez, as novidades tratam-se do TRE Bahia – Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia.

A oferta de vagas foi oficialmente confirmada. Veja.

Concurso unificado

O novo concurso TREs Unificado, que envolve a participação de diversos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, está avançando em suas definições.

Os órgãos participantes têm até a próxima segunda-feira, 23 de outubro, para confirmar sua participação neste processo seletivo. Neste contexto, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE BA) se adiantou e já confirmou a oferta de vagas para a seleção.

Distribuição de vagas do concurso unificado

De acordo com o órgão, o TRE da Bahia pretende disponibilizar sete vagas imediatas, além de formar um cadastro reserva de pessoal. A distribuição dessas oportunidades é a seguinte:

Para o cargo de técnico judiciário, serão disponibilizadas 4 vagas, distribuídas nas seguintes áreas de atuação:

  • Área Administrativa: 4 vagas.
  • Agente da Polícia Judicial: cadastro reserva.
  • Programação de Sistemas: cadastro reserva.

Para o cargo de analista judiciário, estão previstas 3 vagas nas seguintes áreas de atuação:

  • Área Judiciária: 3 vagas.
  • Área Administrativa: cadastro reserva.
  • Contabilidade: cadastro reserva.
  • Análise de Sistemas: cadastro reserva.
  • Arquitetura: cadastro reserva.
  • Assistência Social: cadastro reserva.
  • Biblioteconomia: cadastro reserva.
  • Engenharia: cadastro reserva.
  • Engenharia Elétrica: cadastro reserva.
  • Medicina: cadastro reserva.
  • Medicina (Psiquiatria): cadastro reserva.
  • Medicina (Medicina do Trabalho): cadastro reserva.
  • Odontologia: cadastro reserva.
  • Psicologia: cadastro reserva.

Para ambas as categorias deste concurso unificado, a exigência mínima é possuir formação de nível superior. As remunerações atuais para os cargos de técnico e analista são de R$ 8.046,84 e R$ 13.202,62, respectivamente.

Conforme estabelecido na resolução que oficializa o concurso, a seleção contemplará a reserva de vagas da seguinte forma:

  • 20% das vagas para pessoas negras, 10% das vagas para portadores de deficiência e 3% das vagas para indígenas.

Até o momento, 26 TREs já manifestaram interesse em participar da seleção unificada, demonstrando a abrangência desse processo seletivo em todo o Brasil.

Concurso Unificado: TRE da Bahia anuncia oferta de vagas; Veja!
Concurso Unificado: TRE da Bahia anuncia oferta de vagas; Veja! Imagem: Reprodução

Vale lembrar que a participação de múltiplos tribunais fortalece a expectativa de que este seja um dos concursos mais aguardados e disputados pelos candidatos interessados em atuar no âmbito eleitoral.

Sobre o edital

Um concurso unificado é um processo seletivo que envolve a participação de múltiplos órgãos ou instituições, geralmente de uma mesma categoria ou área, para a contratação de servidores públicos.

Esses concursos são organizados de forma conjunta, permitindo que os candidatos realizem uma única prova ou etapa de seleção para concorrer a vagas em diferentes instituições.

As principais características de um concurso unificado incluem a participação de diversos órgãos ou instituições públicas que se unem para organizar um único processo seletivo.

Normalmente, os candidatos fazem uma única prova ou etapa de seleção que é válida para todas as instituições participantes. Isso simplifica o processo para os candidatos, que precisam se preparar apenas uma vez.

As vagas oferecidas no concurso podem ser distribuídas em diferentes cidades, estados ou regiões, dependendo da abrangência das instituições participantes. Um órgão central ou comitê de coordenação é responsável por gerenciar o concurso unificado, estabelecendo as regras, prazos e critérios de avaliação.

Em alguns casos, o concurso unificado pode prever a reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos negros, indígenas ou outras categorias específicas, conforme determinado pela legislação.

Os concursos unificados são uma prática que visa otimizar recursos e proporcionar maior eficiência no processo de seleção de servidores públicos. Eles são comuns em áreas específicas, como tribunais, polícia, órgãos eleitorais e outros setores em que diversas instituições possuem necessidades semelhantes de contratação.

Para os candidatos, os concursos unificados podem representar uma oportunidade de ampliar suas chances de aprovação, já que uma única prova permite concorrer a vagas em várias instituições.

No entanto, também é importante estar ciente de que os critérios de avaliação e as regras do concurso podem variar de acordo com as instituições participantes, tornando necessário um estudo detalhado das condições de cada edital.

Comentários estão fechados.