CONCURSO UNIFICADO: Escolheu cotas raciais? Veja como será a análise do seu cadastro

Mais de 420 mil pessoas se inscreveram neste grupo

CNU contabiliza 2 milhões de inscritos

Concurso Unificado contabiliza 2 milhões de inscritos e 420 mil pessoas cadastraram na opção pra cotas. Porém, como será a análise destes cadastros?

Veja a seguir.

Sobre o Concurso Unificado 

O Concurso Unificado (CNU) alcançou um marco histórico ao registrar um total de 2.144.435 inscritos confirmados.

Este recorde de participação é motivado pela busca de 6.640 vagas imediatas, distribuídas em diferentes cargos de níveis médio e superior, oferecidos por 21 órgãos do Poder Executivo Federal.

As oportunidades disponíveis foram agrupadas em oito blocos temáticos, cada um representando áreas distintas das Políticas Públicas Brasileiras. Cada participante teve a possibilidade de se inscrever para apenas um desses blocos temáticos.

Como as cotas serão verificadas?

No âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), um expressivo contingente de mais de 420 mil candidatos optou por concorrer às cotas raciais, de acordo com Maria Aparecida Chagas Ferreiras, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e uma das coordenadoras do concurso.

Segundo ela, não serão estabelecidos critérios rígidos de aparência física para os candidatos autodeclarados negros. A percepção sobre raça é subjetiva, porém as bancas avaliadoras serão treinadas para essa função.

A ideia não é criar critérios rígidos sobre a aparência física. Trata-se de uma questão subjetiva, baseada na interpretação de como o indivíduo é visto pelos outros“, explicou Maria Aparecida, em entrevista à Folha de São Paulo. Ela destacou ainda que a proposta é que a banca avaliadora seja composta por cinco pessoas.

A pergunta que a banca deve responder é: ‘essa pessoa se enquadra nas cotas raciais?’. As pessoas, com base em suas vivências e experiências, têm capacidade de identificar quem se encaixa nesse perfil”, acrescentou.

Critérios do Concurso Unificado

A verificação das cotas raciais será conduzida por meio da heteroidentificação, método utilizado nos concursos do Executivo Federal desde 2017. A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do CPNU, será encarregada de conduzir esse processo.

Caso haja candidatos selecionados para a fase de heteroidentificação, a banca será instalada nos 220 municípios onde o concurso será realizado. Os membros das bancas de verificação das cotas raciais passarão por uma capacitação adequada.

O processo de seleção dos membros das bancas é de responsabilidade da Cesgranrio. A fundação possui uma equipe experiente nesse tipo de trabalho, composta por pesquisadores qualificados, os quais serão submetidos a um treinamento específico para o CPNU“, ressaltou Maria Aparecida.

Em caso de reprovação pela banca, o candidato terá direito a recurso. Se não for aprovado novamente, poderá ingressar com ação judicial para reivindicar seu direito.

CONCURSO UNIFICADO: Escolheu cotas raciais? Veja como será a análise do seu cadastro
CONCURSO UNIFICADO: Escolheu cotas raciais? Veja como será a análise do seu cadastro. Imagem: Portal GOV

Vagas e concorrência por blocos

Confira a seguir  a concorrência e as vagas de cada bloco do Concurso Unificado:

Bloco 8 – Nível Intermediário

Com 692 vagas em disputa, o Bloco 8 registrou uma quantidade surpreendente de inscritos, totalizando 701.029 candidatos. Isso resultou em uma concorrência acirrada, com incríveis 1.013,04 candidatos por vaga.

Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor

O Bloco 4 apresentou 971 vagas disponíveis, atraindo um grande número de candidatos, com um total de 336.284 inscrições. Isso gerou uma concorrência intensa, com uma média de 346,32 candidatos por vaga.

Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Com 1.016 vagas em jogo, o Bloco 5 recebeu 300.766 inscrições. Isso resultou em uma concorrência de 296,02 candidatos por vaga, refletindo o interesse expressivo nessas áreas.

Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública

O Bloco 7 ofereceu o maior número de vagas, com um total de 1.748 oportunidades. Com 429.370 inscrições, a concorrência foi de 245,63 candidatos por vaga, destacando o interesse em carreiras governamentais e administrativas.

Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias

No Bloco 1, que contempla áreas de infraestrutura, exatas e engenharias, foram oferecidas 727 vagas. Com 121.838 inscrições, a concorrência foi de 167,59 candidatos por vaga, refletindo a busca por oportunidades nessas áreas específicas.

Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas

Para o Bloco 3, que engloba as áreas ambiental, agrário e biológicas, foram disponibilizadas 530 vagas. Com 102.922 inscrições, a concorrência atingiu 194,19 candidatos por vaga, evidenciando o interesse nessas áreas ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação

O Bloco 6, abrangendo setores econômicos e regulação, ofereceu 359 vagas. Com 74.283 inscrições, a concorrência foi de 206,91 candidatos por vaga, indicando o interesse em carreiras relacionadas à regulação e ao mercado financeiro.

Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação

Por fim, o Bloco 2, voltado para tecnologia, dados e informação, disponibilizou 597 vagas. Com 77.943 inscrições, a concorrência foi de 130,55 candidatos por vaga, refletindo a crescente demanda por profissionais nesses setores de vanguarda tecnológica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.