Concurso TST unificado revela data do edital e oferta de vagas

Não perca as novidades a seguir!

O concurso TST unificado ( Tribunal Superior do Trabalho) para juiz fez revelações sobre a liberação do edital e oferta de vagas. Esse certame tem sido um dos mais esperados pelos concurseiros.

O órgão destacou que o edital vai ser liberado no dia 06 de janeiro de 2023. Além disso, contou sobre a previsão de abertura das inscrições.

Segundo o TST, os interessados poderão se inscrever três dias depois da liberação do edital, 09 de janeiro de 2023. Vale lembrar que a FGV- Fundação Getulio Vargas – é a banca responsável pelo certame.

Confira nota na íntegra: “O concurso é realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com a adesão de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho. O certame será coordenado pela Comissão Executiva Nacional, com o apoio das Comissões Examinadoras, e a assessoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na prestação de serviços técnicos especializados, referentes às cinco etapas do concurso”.

Vagas concurso TST unificado

As vagas para magistratura serão um total de 300 oportunidades. Por ser unificado, as vagas serão redirecionadas às unidades que previamente demonstraram interesse para participação do exame.

É importante destacar que a previsão de chamamento dos magistrados ainda não foi revelada, mas deve acontecer até o final do próximo ano.

Fases da seleção

Além das provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório neste concurso TST unificado, os candidatos ainda serão submetidos às demais etapas:

  • inscrição definitiva;
  • exame de sanidade física, mental e psicotécnico;
  • sindicância da vida pregressa e investigação social.

As duas últimas será de caráter apenas eliminatório. Sobre a escolha da banca, que já está decidida, a FGV afirmou: “Para a FGV, é uma honra contribuir com a seleção dos magistrados do trabalho, pois essa é uma área de extrema importância para o Brasil. A pandemia trouxe muitas mudanças, e o concurso que faremos tem que refletir essa mudança no mundo pós-pandemia“.

Último edital

O último concurso TST unificado aconteceu em 2017. Na ocasião foram ofertas 165 vagas para juiz e teve a banca da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) como organizadora.

Na ocasião, as provas objetivas serão aplicadas nas 24 cidades-sede dos Tribunais Regionais de Trabalho (TRT), tendo início as 13h e os ganhos iniciais foram de R$27.500,17.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.