Concurso Técnicos Administrativos UFAM 2018: Gabaritos das provas são divulgados!

Edital foi divulgado com 43 vagas

A Universidade Federal do Amazonas divulgou os gabaritos do concurso público (Concurso UFAM 2018) que prevê o preenchimento vagas em cargos técnicos-administrativos em educação. De acordo com os documentos publicados (59 e 60/2018), as oportunidades são para lotação nos campi de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins. Divulgado inicialmente com 42 vagas, agora o documento de abertura conta com 43 vagas.

Foram publicados editais de retificação alterando cronograma, carga horária e requisitos. Os candidatos poderão consultar os documentos no fim da matéria.

Gabaritos das provas concurso UFAM 2018 – Nível Médio

Gabaritos das provas concurso UFAM 2018 – Nível Superior

As vagas do Concurso Técnicos Administrativos UFAM 2018 são destinadas aos cargos de Técnico de Laboratório/ Físico-Químico (01), Técnico em Agropecuária (02 vagas), Técnico em Eletromecânica (01 vaga), Técnico em Enfermagem (05 vagas), Técnico em Audiovisual (02 vagas), Técnico de Laboratório/Fisiologia Humana (01 vaga), Técnico de Laboratório/Física (01 vaga), Técnico em Radiologia (03 vagas), Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (01 vaga), com requisito de ensino médio e técnico; e Administrador (06 vagas), Arquivista (01 vaga), Auditor (01 vaga), Bibliotecário Documentalista (04 vagas), Contador (01 vaga), Economista (02 vagas), Fisioterapeuta (01 vaga), Jornalista (01 vaga), Médico do Trabalho (02 vagas), Médico Psiquiatra (01 vaga), Produtor Cultural (01 vaga), Programador Visual (01 vaga), Técnico em Assuntos Educacionais (02 vagas) e Psicólogo (01 vaga), com exigência de nível superior. Do quantitativo de vagas, 5% serão reservadas aos portadores de deficiência e 20% para os negros.

Prepare-se: Apostila UFAM 2018 – Atualizada!

Sobre os cargos

Técnico em Agropecuária

Requisitos: Ensino Médio Profissionalizante em Agropecuária ou Ensino Médio Completo + Curso Técnico em Agropecuária. Registro no Conselho competente, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Atribuições: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Eletromecânica

Requisitos: Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio Completo + Curso Técnico com habilitação profissional: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 – CONFEA.

Atribuições: Planejar, executar e participar da elaboração de projetos eletromecânicos de máquinas, equipamentos e instalações. Usinar peças e interpretar esquemas de montagem e desenhos técnicos. Montar máquinas e realizar manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Enfermagem 

Requisitos: Ensino Médio Profissionalizante em Enfermagem ou Médio Completo mais Curso Técnico em Enfermagem.

Atribuições: Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; desempenhar tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental, o qual passa ao cirurgião; organizar ambiente de trabalho, dar continuidade aos plantões. Trabalhar em conformidade com as boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Audiovisual

Requisitos: Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo + experiência de 12 meses comprovada

Atribuições: Montar e projetar filmes cinematográficos, manejar equipamentos audiovisuais utilizando nas diversas atividades didáticas, pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes ou discos virgens.Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico de Laboratório – Fisiologia Humana

Requisitos: Ensino Médio Profissionalizante na área de Fisiologia Humana ou Ensino Médio Completo + Curso Técnico na área da saúde.

Atribuições: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico de Laboratório – Física

Requisitos: Ensino Médio Profissionalizante em Edificações ou Ensino Médio Completo + Curso Técnico em Edificações ou Ensino Médio Profissionalizante em Eletrônica ou Ensino Médio Completo + Curso Técnico em Eletrônica ou Ensino Médio Profissionalizante em Eletrotécnica ou Ensino Médio Completo + Curso Técnico em Eletrotécnica, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Atribuições: Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Radiologia

Requisitos: Ensino Médio Profissionalizante em Radiologia ou Ensino Médio Completo + Curso Técnico em Radiologia, reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Atribuições: Preparar materiais e equipamentos para exames e radioterapia; operar aparelhos médicos e odontológicos para produzir imagens e gráficos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia. Preparar pacientes e realizar exames e radioterapia; prestar atendimento aos pacientes fora da sala de exame, realizando as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais

Requisitos: Ensino médio completo com certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras, em nível médio, emitido pelo Ministério da Educação – MEC

Atribuições: Traduzir e interpretar textos de qualquer natureza, de um idioma para outro, considerando as várias culturas, bem como os aspectos terminológicos e estilísticos, tendo em vista um público alvo especifico, Interpretar oralmente e em Língua de Sinais, de forma simultânea ou consecutiva, de um idioma para outro (LIBRAS/PORTUGUÊS/LIBRAS), discurso, debates, textos e formas de comunicação eletrônica, respeitando o respectivo contexto e as culturas das artes; tratar das características e do desenvolvimento de uma cultura, representados por sua língua. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Administrador

Requisitos: Diploma devidamente registrado de Curso Superior em Administração de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e registro no Conselho Competente.

Atribuições: Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional. Prestar consultoria administrativa a organizações e pessoas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Arquivista

Requisitos: Diploma devidamente registrado de Curso Superior em Arquivologia de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC com registro na Delegacia Regional do Trabalho Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Atribuições: Organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, criar projetos de museus e exposições, organizar acervos musicológicos públicos e privados. Dar acesso à informação, conservar acervos. Preparar ações educativas ou culturais, planejar e realizar atividades técnico-administrativas, orientar implantação das atividades técnicas. Participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivística. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Auditor

Requisitos: Diploma devidamente registrado de Curso Superior em Ciências Contábeis ou Direito ou Economia de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e Registro na Ordem dos Advogados do Brasil ou registro no conselho competente.

Atribuições: Realizar auditagem, acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal. Emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Bibliotecário Documentalista

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso de Curso Superior em Biblioteconomia ou Ciência da Informação de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e Registro no conselho competente.

Atribuições: Disponibilizar informação em qualquer suporte; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; realizar difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Contador

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso Superior em Ciências Contábeis de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e Registro no conselho competente.

Atribuições: Analisar o ambiente econômico. Elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e viabilidade econômica, dentre outros. Participar do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo, ONG e outras organizações. Gerir programação econômico-financeira. Atuar nos mercados internos e externos. Examinar finanças empresariais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Economista

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso Superior em Economia de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e Registro no conselho competente.

Atribuições: Analisar o ambiente econômico. Elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e viabilidade econômica, dentre outros. Participar do planejamento estratégico e de curto prazo e avaliam políticas de impacto coletivo para o governo, ONG e outras organizações. Gerir programação econômico-financeira. Atuar nos mercados internos e externos. Examinar finanças empresariais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Fisioterapeuta

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso Superior em Fisioterapia de Instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no conselho competente.

Atribuições: Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; habilitar pacientes; realizar diagnósticos específicos; analisar condições dos pacientes; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Jornalista

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso Superior em Jornalismo ou Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo de Instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro competente HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente. Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969 dispõe sobre o exercício da profissão de Jornalista. Decreto nº 83.284, de 13 de março de 1979 dá nova regulamentação ao Decreto-Lei nº 972/69, em decorrência das alterações introduzidas pela Leinº 6.612 de 07 de dezembro de 1978.

Atribuições: Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Médico – Medicina do Trabalho

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso Superior em Medicina de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, com com residência médica em Medicina do Trabalho credenciada pelo MEC ou título de especialista na área, conferido pelo Conselho Federal ou Regional de Medicina, ou sociedade específica da área e registro no conselho competente.

Atribuições: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Médico – Psiquiatria

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso Superior em Medicina de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, com com residência médica em Psiquiatria credenciada pelo MEC ou título de especialista na área, conferido pelo Conselho Federal ou Regional de Medicina, ou sociedade específica da área e registro no conselho competente.

Atribuições: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Produtor Cultural 

Requisitos: Diploma devidamente registrado de Curso Superior em Comunicação Social de instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Atribuições: Implementar projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Criar propostas, realizar a pré-produção e finalizar dos projetos na área, gerindo os recursos financeiros disponíveis para os mesmos. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Programador Visual

Requisitos: Diploma devidamente registrado de Curso Superior em Comunicação Visual ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade ou Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual ou Design.

Atribuições: Planejar serviços de pré-impressão gráfica. Realizar programação visual gráfica e editorar textos e imagens. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em Assuntos Educacionais

Requisitos: Diploma devidamente registrado de curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas de Instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Atribuições: Coordenar as atividades de ensino, planejamento, orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Psicólogo

Requisitos: Curso Superior em Psicologia + Registro no Conselho competente com habilitação profissional: Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962 – Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Decreto-Lei nº 706, de 25 de julho de 1969 – Estende aos portadores de certificado de curso de pós-graduação em psicologia e psicologia educacional, o direito assegurado pelo art. 19 da Lei nº 4.119/62. Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 – Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências. Decreto nº 79.822, de 17 de junho de 1977 – Regulamenta a Lei nº 5.766/71.

Atribuições: Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades de área e afins. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Salários e Benefícios

Os salários oferecidos pela instituição de ensino chegam a R$ 2.446,96 para cargos de ensino médio e técnico e R$ 4.180,66 para funções de ensino superior. Além disso, haverá auxílio-alimentação de R$ 458,00, auxílio transporte, auxílio creche e pré-escolar no valor de R$ 321,00, entre outros benefícios.

Inscrição Concurso Técnicos Administrativos UFAM 2018

Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 06 de agosto e 17 horas do dia 21 de agosto de 2018, no endereço eletrônico oficial da Universidade (www.comvest.ufam.edu.br). A taxa de inscrição custou:

R$75,00 para nível médio; e

R$95,00 para nível superior.

Provas Concurso Técnicos Administrativos UFAM 2018

O concurso de Técnicos Administrativos UFAM 2018 contará com provas objetivas (para todos) e prova prática (somente para Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais). As avaliações objetivas foram aplicadas no turno da manhã do dia 16 de setembro de 2018, das 08h15min às 12h15min, nas cidades de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins, em locais que serão divulgados. A validade do concurso é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Nível Médio/Técnico

As provas objetivas de nível médio serão realizadas pelo sistema de múltipla escolha, devendo o candidato assinalar, no Cartão-Resposta, uma das alternativas propostas para cada questão, através das letras a, b, c, d ou e. Cada questão valerá 01 ponto. Os Tópicos, a quantidade de questões, os pesos atribuídos e os pontos da Prova Objetiva referente aos cargos de Nível Médio estão apresentados na tabela abaixo.

A avaliação objetiva contará com questões de Língua Portuguesa (10), Legislação (10) e Conhecimentos Específicos ao cargo (25), totalizando 45 questões, conforme disposto na tabela abaixo.

Para realizar a Prova Objetiva, o candidato receberá um Caderno de Questões e um Cartão-Resposta. A capa do Caderno de Questões deverá ser identificada com seu nome, cidade e local de prova e sala. O Cartão-Resposta estará pré-identificado, cabendo ao candidato a rigorosa conferência dos dados e a aposição de sua assinatura no local designado.

Nível Superior

As provas objetivas dos cargos de ensino superior serão realizadas pelo sistema de múltipla escolha, devendo o candidato assinalar, no Cartão-Resposta, uma das alternativas propostas para cada questão, através das letras a, b, c, d ou e. Cada questão valerá 01 ponto. Os Tópicos, a quantidade de questões, os pesos atribuídos e os pontos da Prova Objetiva referente aos cargos de Nível Superior estão apresentados na tabela abaixo.

Para realizar a Prova Objetiva, o candidato receberá um Caderno de Questões e um Cartão- Resposta. A capa do Caderno de Questões deverá ser identificada com seu nome, cidade e local de prova e sala. O Cartão-Resposta estará pré-identificado, cabendo ao candidato a rigorosa conferência dos dados e a aposição de sua assinatura no local designado.

Conteúdo Programático – Conhecimentos Básicos

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas. Vocabulário: sentido de palavras e de expressões no texto. Denotação e conotação. Noções de variação e das modalidades oral e escrita da língua. Fonologia: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo, divisão silábica, ortografia, acentuação tônica e gráfica. Ortoépia e prosódia. Morfologia. Classes de palavras: classificação, flexões nominais e verbais, emprego. Classes gramaticais invariáveis: preposições, conjunções, advérbios, interjeições. Conjugação verbal. Sintaxe. Frase, oração e período. Tipos de sujeito. Tipos de predicado. Período simples e período composto. As orações coordenadas e subordinadas. Emprego das palavras “que”, “se” e “como”. Pontuação. Tópicos de linguagem. Emprego de certas palavras ou expressões: A ou Há, A baixo ou Abaixo, Ao encontro de ou De encontro a, A cerca de ou Acerca de ou Cerca de ou Há cerca de, A menos de ou Há menos de, A par ou Ao par, Ao invés de ou Em vez de, Bastante ou Bastantes, Mas ou Mais, Mau ou Mal, Onde ou Aonde, Por que ou Por quê ou Porque ou Porquê, Tampouco ou Tão pouco.

LEGISLAÇÃO: Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Lei 8.112 de 1990 e suas alterações. Código de Ética Profissional no Serviço Público; Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994; Lei da Improbidade Administrativa. Lei nº 8.429/1992. Estruturação do Plano de Carreira dos cargos Técnicos Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais vinculadas ao ministério de Educação. Lei nº 11.091/12 de janeiro de 2005 e 11.233/22 de dezembro de 2005.

  • Concurso: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Banca organizadora: UFAM
  • Escolaridade: médio e superior
  • Número de vagas: 42
  • Remuneração: até R$ 4.180,66
  • Inscrições: entre 10 horas do dia 06 de agosto e 17 horas do dia 21 de agosto de 2018
  • Taxa de Inscrição: R$75,00 para nível médio e R$95,00 para nível superior
  • Provas: 16 de setembro de 2018
  • Situação: EDITAL PUBLICADO

EDITAL Concurso UFAM 59/2018

EDITAL Concurso UFAM 60/2018

Retificações

Retificação 01 – Nível Médio – Acréscimo do cargo

Retificação 02 – Nível Médio – Alteração no cronograma

Retificação 03 – Nível Superior – alteração na carga horária e requisitos de cargos de nível superior

Retificação 04 – Nível Superior – alteração requisitos de nível médio

[PRÉ VENDA] Apostila UFAM 2018 - Cargos de Nível de Classificação "D" - Nível Médio (Comum a Todos os Cargos) [CD Grátis]
[PRÉ VENDA] (Apostila Digital) UFAM 2018 - Cargos de Nível de Classificação "D" - Nível Médio (Comum a Todos os Cargos)
[PRÉ VENDA] Apostila UFAM 2018 - Cargos de Nível de Classificação "E" - Nível Superior (Comum a Todos os Cargos) [CD Grátis]
[PRÉ VENDA] (Apostila Digital) UFAM 2018 - Cargos de Nível de Classificação "E" - Nível Superior (Comum a Todos os Cargos)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.