Concurso Sefaz RJ está em planejamento, veja detalhes

Saiba mais informações sobre este concurso que pode acontecer ainda em 2023

Caros concurseiros, temos ótimas notícias para aqueles que almejam uma carreira no serviço público. Pois, o Concurso da Sefaz do Rio de Janeiro encontra-se em planejamento.

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ) está prestes a lançar um novo edital de concurso público em 2023. Assim, trazendo excelentes oportunidades para candidatos do Ensino Médio e Graduação nas funções de Auditor Fiscal, Analista de Fazenda e Agente de Fazenda.

Neste texto, além de apresentarmos informações detalhadas sobre a situação atual do concurso, a remuneração dos servidores e as vagas disponíveis, exploraremos também as atribuições específicas de cada cargo.

Prepare-se para conquistar a tão sonhada estabilidade e sucesso profissional no mundo fiscal.

Concurso Sefaz RJ: conjuntura atual e relato de movimentações

A Sefaz RJ está avançando nos estudos para viabilizar o tão esperado concurso público. Desde setembro de 2022, as movimentações indicam a possibilidade concreta de realização do certame, reforçada pelo projeto de recuperação fiscal.

O decreto publicado em abril de 2021 autorizou 50 vagas para os futuros candidatos. E, agora, depois da finalização dos levantamentos iniciais, a sequência será a definição da banca organizadora. Assim, a equipe será responsável por elaborar o edital completo, contendo todas as informações essenciais, desde o cronograma até o conteúdo programático.

Concurso Sefaz RJ está em planejamento, veja detalhes
Concurso Sefaz RJ está em planejamento, veja detalhes

Remuneração para os servidores da Sefaz RJ

A remuneração dos servidores da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro é altamente atrativa e varia conforme o cargo e o nível alcançado.

  • Os Analistas de Fazenda Estadual, antigos Oficiais e Técnicos de Fazenda, possuem três níveis de vencimento base. Além disso, há ainda um adicional de qualificação (AQ) para aqueles que possuem especialização, mestrado ou doutorado;
  • Os Agentes de Fazenda também têm três níveis de vencimento base, além do AQ;
  • Os Auditores Fiscais da Receita Estadual contam com três níveis de vencimento base e a possibilidade de receber o AQ, de acordo com sua qualificação.

Quanto ao AQ, tem-se as seguintes considerações:

  • Quando se refere à graduação, só é aplicado em cargos de nível Médio;
  • Aqui, quando se refere à especialização, mestrado e doutorado, só é aplicado em cargos de nível Superior.

Vagas e cargos disponíveis

A Sefaz RJ tem previsão de abrir um total de 50 vagas em seu próximo edital de concurso público. Essas vagas serão distribuídas entre os cargos de;

  • Auditor Fiscal da Receita Estadual: 30 vagas, exige curso superior;
  • Analista de Fazenda: 10 vagas, exige curso superior; e,
  • Agente de Fazenda: 10 vagas, exige Ensino Médio.

Desse modo, essa é uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes níveis de formação que desejam ingressar no serviço público e seguir uma carreira promissora na área fiscal.

Cargos efetivos da Sefaz RJ e suas atribuições

Agora, vamos explorar as atribuições específicas de cada cargo ofertado pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro:

Auditor Fiscal da Receita Estadual

  • Registrar documento, comunicação, aviso, lançamento, autuação e apreensão;
  • Assim como, analisar propriedades móveis e imóveis, produtos, registros e registros fiscais e comerciais sujeitos a responsabilidades tributárias;
  • Elaborar opinião em procedimentos de consulta e de regime especial, bem como sobre o encerramento, suspensão e anulação de crédito tributário, exceto quando a competência for da Procuradoria-Geral do Estado.

Agente de Fazenda

  • Prestar atendimento ao público em geral;
  • Conduzir pesquisas e seleção de documentos legais relacionados à área fazendária;
  • Completar formulários de cadastro e registros econômicos fiscais;
  • Coletar e registrar informações relevantes relacionadas ao setor;
  • Realizar atividades ligadas à preparação de procedimentos administrativos fiscais;
  • Recolher, analisar e examinar trabalhos especializados sobre gestão fazendária.

Auxiliar de Fazenda

  • Executar tarefas relacionadas à administração fazendária compatíveis com o nível médio.

Com esses dados em seu poder, você poderá guiar seus estudos de maneira mais eficaz. Assim como, estar pronto para encarar o processo seletivo com confiança e determinação.

Construindo uma carreira fiscal de sucesso

O concurso Sefaz RJ é uma oportunidade única para candidatos que desejam trilhar uma carreira sólida e repleta de desafios na área fiscal.

Afinal, com a perspectiva de lançamento do edital em 2023, é hora de intensificar seus estudos, preparar-se adequadamente. Dessa forma, quem sabe, conquistar uma das 50 vagas disponíveis nos cargos de Auditor Fiscal, Analista de Fazenda e Agente de Fazenda.

A remuneração atrativa e as perspectivas de crescimento na carreira tornam o concurso ainda mais atrativo. Afinal, as atribuições específicas para cada cargo permitem que você conheça melhor o dia a dia da profissão e identifique o encaixe ideal para suas habilidades e interesses.

Por isso, não deixe essa oportunidade escapar! Dedique-se com empenho e determinação, buscando a excelência em seus estudos. Pois, com perseverança e preparação adequada, você estará pronto para enfrentar os desafios do concurso Sefaz RJ e construir uma carreira fiscal de sucesso! Então, a hora de começar é agora!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.