Concurso SEED AP 2022: Contratação imediata; MAIS de 5000 vagas!

O certame tem provas marcadas para 16 de outubro

A Secretaria de Educação do Estado do Amapá divulgou por meio do concurso SEED AP 2022 um edital com 5000 oportunidades. As vagas são para professor da educação básica e profissional, cuidador, tradutor intérprete de libras-língua portuguesa, além de pedagogo. O edital informa que das 5000 vagas, 1,182 é para contratação imediata, enquanto as 3.820 vagas são para formação de cadastro reserva (CR).

As provas serão realizadas sobre a responsabilidade da FGV- Fundação Getúlio Vargas. Para professor de educação básica e profissional serão necessárias realização de prova objetiva, caráter múltipla escolha, além de estudo de caso. Já para o cargo de pedagogo, além das questões objetivas, será aplicado redação como prova discursiva, assim como para o cargo de cuidador.

Sobre as inscrições

As inscrições ficarão abertas a partir das 14 horas do dia 08 de agosto de 2022 até às 16 horas do dia 06 de setembro de 2022 por meio do site oficial da FGV. A validade da inscrição apenas vai acontecer após o pagamento da taxa. A isenção será destinada aos candidatos que comprovaram vulnerabilidade econômica, doadores de sangue, doadores de medula óssea e deficientes. Além disso, eleitores que foram convocados pela Justiça Eleitoral e participaram das eleições como mesário também tem direito à solicitação de isenção.

O edital do concurso SEED AP 2022 informa que 5% das vagas são destinadas às pessoas com deficiência que incluam nos seguintes grupos:

  • Transtorno do Espectro Autista;
  • Visão Monocular;
  • Deficiências inclusas e listadas na Lei 9.508/2018.

Para concorrer a este percentual de vagas é necessário preencher o formulário adequadamente, comprovar a condição por meio de documentos e através do upload do laudo médico com o prazo máximo de 12 meses e devidamente assinado. O candidato com necessidades especiais que precisar de atendimento precisa sinalizar no formulário no ato da inscrição.

Questões do concurso SEED AP 2022

Para a área de tradutor intérprete de libras-língua portuguesa além da prova discursiva, será aplicada uma prova prática de viés profissional. O certame conta com 3 etapas para professor de educação básica e profissional, assim como cuidador e pedagogo. Para os demais cargos há a existência de 4 etapas no concurso SEED AP 2022. As provas serão realizadas na capital do Amapá, Macapá e estão previstas para o dia 16 de outubro. O concurso SEED AP 2022 conta com 60 questões de múltipla escolha. As disciplinas cobradas são:

  • Língua Portuguesa -10 questões;
  • Legislação Educacional -10 questões;
  • História do Amapá- 5 questões;
  • Geografia do Amapá- 5 questões;
  • Conhecimentos específicos – 30 questões;
  • Prova Discursiva – Estudos de Caso ou Redação
    Conforme o cargo e conteúdo programático de
    cada cargo e disciplina.

Serão aprovados os candidatos que conseguir um nível de acertos acima de 60% obtendo uma classificação igual ou superior a 36 pontos. De acordo com o edital, o candidato deve comparecer ao local de prova pelo menos com uma hora de antecedência portando documento de identificação com foto, comprovante de inscrição ou da taxa de pagamento, além de caneta esferográfica azul ou preta de material transparente.

O Exame Documental correspondente à 2ª fase para os cargos de Professor da Educação Básica e Profissional, Pedagogo e Cuidador e à 3ª fase para o cargo de Tradutor Intérprete de Libras – Língua Portuguesa, de caráter eliminatório, será realizado para todos os cargos, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da
Administração. O Exame de Saúde correspondente à 3ª fase para os cargos de Professor da Educação Básica e Profissional, Pedagogo e Cuidador e à 4ª fase para o cargo de Tradutor Intérprete de Libras – Língua Portuguesa, de caráter eliminatório, será realizado para todos os cargos, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração. (Fonte: Edital concurso SEED AP 2022)

Requisitos

Abaixo estão listados requisitos e habilidades necessárias para cada cargo, levando em conta o nível de escolaridade e área escolhida por cada candidato.

Professor da educação básica e profissional

  • É necessário habilitação específica de nível superior sendo representada por licenciatura plena no
    desempenho de funções na educação básica.

Pedagogo 

  • Requisito: Diploma de nível superior de graduação com licenciatura plena em Pedagogia, além de
    habilitação em supervisão, orientação, inspeção e administração escolar

Tradutor intérprete de libras– Língua Portuguesa 

  • É fundamental ter bacharelado em Letras/Libras, habilitação em tradução e interpretação de Libras – Língua
    Portuguesa;
  • Ou: qualquer graduação em nível superior, acrescida de certificado de proficiência em tradução com
    interpretação de Libras – Língua Portuguesa;
  • Ou: qualquer graduação em nível superior, além de curso de formação em tradução e interpretação
    de Libras – Língua Portuguesa;
  • Ou: qualquer graduação em nível superior, além de curso de educação profissional com habilitação
    em tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa.

Cuidador 

  • Necessário ter ensino médio completo, além de capacitação na área de educação especial e saúde.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.