Concurso Receita Federal: edital em 2023? Veja o que foi decidido!

Confira as novidades!

Atualmente, está em andamento um edital do concurso Receita Federal no qual oferece 699 vagas. Contudo, este quantitativo não será suficiente para suprir a demanda do órgão.

As informações são do subsecretário Juliano Brito que, durante entrevista, afirmou a intenção de enviar um pedido para que seja liberado um novo edital da Receita Federal.

Ainda foi esclarecido que anualmente o órgão solicita um concurso, o que não indica que um edital será lançado em 2023. Entretanto, mediante a necessidade de contratação de novos servidores, tudo indica que um novo edital será lançado logo.

Concurso Receita Federal em andamento

Ao todo são 699 vagas neste concurso Receita Federal. As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de auditor e analista, como requisito básico, é preciso comprovar nível superior. Confira a lista de acordo com remuneração e vagas do edital Receita Federal:

 

CargoEscolaridadeRemuneraçãoVagas
Auditor-Fiscal da Receita Federal do BrasilNível SuperiorR$21.487,09230
Analista-Tributário da Receita Federal do BrasilNível SuperiorR$12.142,39469
Total699

É importante salientar que os dois cargos estão sem contratação já alguns anos. Os últimos editais foram liberados em 2012 e 2014.

Requisitos para o cargo

Para compor às vagas, é preciso que o candidato tenha os seguintes requisitos:

  • Auditor Fiscal: diploma de conclusão de curso superior, em nível de graduação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;
  • Analista Tributário: diploma de conclusão de curso superior, em nível de graduação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação

Clique aqui e acesse o edital completo.

 

Etapas do concurso da Receita Federal

As provas objetivas estão marcadas para 19 de março de 2023. O certame vai contar com 2 etapas, de acordo com o edital Receita Federal. A primeira será dividida em:

  • a) Primeira Fase: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • b) Segunda Fase: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • c) Terceira Fase: Pesquisa de Vida Pregressa, de caráter eliminatório.

Já a segunda contará com:

  • a) Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório.

A terceira fase da primeira etapa, pesquisa de vida pregressa, vai acontecer online, diferentemente da primeira e segunda fase. Contudo, a Segunda Etapa será desenvolvida na modalidade online síncrona e assíncrona, Ensino a Distância (EAD), com provas realizadas online e presencialmente, em até 5 polos:

  • a) Brasília/DF;
  • b) Manaus/AM;
  • c) Recife/PE;
  • d) São Paulo/SP; e
  • e) Curitiba/PR.

As provas, segundo o edital Receita Federal, serão aplicadas em dois turnos distintos, de acordo com o edital:

  • a) No turno da manhã (de 8h às 12h30): Prova Objetiva de conhecimentos básicos; e
  • b) No turno da tarde (de 15h às 19h30): Prova Objetiva de conhecimentos específicos e Prova Discursiva.

Vale lembrar que são 140 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada questão. A fase discursiva para o cargo de Auditor-Fiscal, a Prova Discursiva será constituída de 2 questões discursivas. Já para o cargo de Analista-Tributário, a etapa será constituída de 1 questão discursiva, ambas valendo 30 pontos.

Clique aqui e acesse o edital completo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.