Concurso público: algumas informações importantes

O Concurso Público é um processo seletivo que tem como objetivo avaliar candidatos que disputam um cargo efetivo numa instituição pública, seja na esfera estadual, nacional ou municipal. Assim, há a contratação de empresas especializadas para organizar o processo seletivo e analisar as competências dos candidatos de acordo com a especialidade.

Esse processo garante os princípios da igualdade e da isonomia e evita que pessoas privilegiadas como políticos forneçam cargos para familiares e amigos. Confira abaixo algumas informações para entender com mais clareza como funcionam as provas.

Como funciona um concurso público?

A primeira coisa que você precisa saber é que a maioria dos concursos precisa de autorização para acontecer. O aval é dado pela prefeitura ou qualquer outro órgão governamental. No entanto, algumas instituições não precisam de aval para abrir um concurso. Nesse contexto há também a comissão organizadora, que é um grupo de servidores responsável por desenvolver o projeto e supervisionar o concurso.

Esse projeto é construído com base em informações como o número de vagas, os tipos de cargo e o formato das provas, por exemplo. A partir daí esse material é entregue a uma banca, ou seja, a uma empresa selecionada através de licitação pública para realizar o concurso. A banca tem como função a publicação do edital, o recebimento das inscrições e a aplicação e correção das provas, além da divulgação do resultado final.

Geralmente a prova é escrita ou objetiva e possui questões de múltipla escolha. Em alguns casos, há também provas discursivas ou dissertativas como, por exemplo, uma redação. Outras etapas podem ser em formato oral ou prova prática.

A validação de um concurso ocorre no prazo de até dois anos, podendo este ser prorrogado. É esse tempo que o órgão responsável tem para convocar os classificados e criar um cadastro reserva.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.