A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM-MG) divulgou a abertura de novo concurso público (Concurso PM-MG 2016 – Soldado) com objetivo de preencher nada menos que 429 vagas. As vagas são para candidatos do sexo masculino (386) e feminino (43). O documento foi divulgado no início da noite desta segunda-feira, 22 de agosto. Como de costume, a organização será do Centro de Recrutamento e Seleção do órgão – CRS. As inscrições serão aceitas até 19 de novembro.
As oportunidades divulgadas neste edital da PM-MG 2016 – Soldado, são remanescentes do concurso divulgado em 18 de março do ano passado, quando teve as provas aplicadas em 02 de agosto/2015. Agora, as vagas serão preenchidas na região metropolitana de Belo Horizonte, além das Regiões do Interior do Estado (17ª e 18ª RPM), que compreendem os municípios de Pouso Alegre e Poços de Caldas.
O aprovado no concurso de Soldado da PM de Minas Gerais 2016 fará jus ao salário de R$ 3.278,74, por 40 horas semanais. Veja os requisitos para participar deste novo concurso de remanescentes PM-MG 2016.
Prepare-se: Apostila PM-MG Soldado 2016 – Atualizada
Requisitos para participar do Concurso PM-MG – Soldado
Para concorrer a uma das vagas, o candidato interessado deverá ter nível superior completo. Além disso, estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 03 de julho de 2017; possuir idoneidade moral; ter altura mínima de 1,60, sanidade física e mental, aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; e não apresentar tatuagem visível quando em uso dos diversos uniformes da Polícia Militar são requisitos para participar do certame.
VEJA TAMBÉM:
Inscrição no concurso de Soldado da PM Minas Gerais
A inscrição no concurso devem ser realizadas até 19 de novembro de 2016, no endereço eletrônico oficial da PM-MG (https://www.policiamilitar.mg.gov.br). A taxa de inscrição custará R$122,95.
Provas do Concurso PM-MG 2016 – Soldado
Os inscritos no concurso serão avaliados por:
a) provas objetivas;
b) redação;
c) exames de saúde (preliminares e complementares);
d) teste de capacitação física;
e) avaliações psicológicas; e
f) exame toxicológico.
As provas serão aplicadas na data prevista de 08 de janeiro de 2017, das 08h30 às 12h30. A avaliação contará com questões de Língua Portuguesa, Direito Penal, Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Estatísticas, Direitos Humanos e Legislação Extravagante. Os candidatos poderão optar por Belo Horizonte, Pouso Alegre ou Poços de Caldas como local das avaliações.
De acordo com o Edital DRH/CRS nº 13/2016, de 22 de agosto de 2016, a prova objetiva terá valor de 100 (cem) pontos e será elaborada com questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, devendo ser marcada apenas 01 (uma) delas, no valor de 2,5 (dois e meio) pontos cada questão.
A validade do concurso será de 30 dias, mas pode ser prorrogado por igual período.