Concurso PM TO: governador autoriza edital com 650 vagas

Governador confirma edital do concurso PM TO ainda para 2023. Último concurso ofereceu 1025 vagas.

O governador do estado do Tocantins, Wanderley Barbosa, anunciou a autorização para um novo concurso PM TO.

O anúncio foi realizado em cerimônia solene durante a formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), realizada na última quinta-feira, 19 de janeiro.

O governador aproveitou o momento do anúncio para já assinar os atos.

A previsão é que sejam ofertadas 650 vagas, sendo que desse total, 600 vagas são para o cargo de praças, ou seja, soldados e outras 50 vagas para o cargo de oficial.

Para o governador, esse novo concurso é uma forma de suprir o déficit de policiais que vão para a reserva.

“Abrimos um novo concurso e vamos analisar juridicamente se temos condições de chamar o cadastro de reserva do atual concurso”, disse o governador.

“Nós vamos levar mais policiais com viaturas, armamento e equipamentos de segurança para proteger a população do nosso Estado”, completou o governador.

Ainda não há data prevista para publicação do edital, mas a expectativa do governo é que ele seja lançado ainda neste ano de 2023.

Último concurso PM TO foi em 2020

O último concurso realizado pela PM TO foi no ano de 2020. Na ocasião, foram ofertadas 1025 vagas para diferentes cargos voltados para área da saúde da corporação.

O quadro de vagas do último concurso trazia as oportunidades distribuídas da seguinte maneira:

  • 50 vagas para músicos;
  • 20 vagas para técnico em enfermagem;
  • 5 vagas para técnico em saúde bucal;
  • 950 vagas para soldado.

O Cebraspe foi a banca escolhida para ser a responsável pelo concurso. O certame contou com a realização de prova escrita, além de:

  • Exame de Capacidade Física
  • Avaliação Psicológica
  • Avaliação Médica e Odontológica
  • Investigação Social
  • Curso de formação

O concurso exigiu dos candidatos nível médio, além de idade entre 18 a 32 anos e altura mínima de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”.

O salário inicial oferecido pela PM-TO é de R$ 3.330,90, após o término do curso de formação. Durante o período de formação, o subsídio do Aluno Soldado é de R$ 1.665,50, conforme previsto em lei.

Contudo, esses eram os valores vigentes para o último concurso. Para o novo edital, a remuneração pode sofrer alterações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.