A possibilidade do concurso PF ( Polícia Federal) em 2023 foi um dos assuntos direcionados ao novo ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino.
Inicialmente, o ministro foi questionado sobre de que forma haveria a ampliação das estruturas e se essa pauta significaria a abertura de novos editais.NOT
Sobre o assunto, Flávio contou que não está nos planos para 2023 a abertura de um novo certame, contudo, deixou claro que é sempre uma meta e disse: “Não há nesse momento, ao horizonte, claro, do ponto de vista fiscal, que permita-se a abertura de concurso, nesse instante. Evidentemente sempre é uma meta, sempre é um objetivo, mas não há esse planejamento para o ano de 2023″.
Sobre a ampliação das estruturas, o novo ministro da Justiça afirmou que se trata de alocação dos recursos humanos já existentes. A afirmação é uma das prioridades do governo Lula.
Novos membros da PF
Os membros da pasta escolhidos por Flávio Dino são:
- Andrei Augusto Passos Rodrigues – Direção-Geral
- Gustavo Paulo Leite de Souza – Diretoria-Geral Adjunta
- Ademir Dias Cardoso Junior – Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação
- André Luis Lima Carmo – Diretoria de Administração e Logística
- Guilherme Monseff de Biagi – Diretoria de Gestão de Pessoas
- Helena de Rezende – Corregedoria-Geral
- Humberto Freire de Barros – Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente
- Luciana do Amaral Alonso Martins – Diretoria de Ensino
- Luiz Eduardo Navajas Telles Pereira – Chefia de Gabinete
- Otávio Margonari Russo – Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos
- Ricardo Andrade Saadi – Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção
- PCF Roberto Reis Monteiro Neto – Diretoria Técnico-Científica
- Rodrigo de Melo Teixeira – Diretoria de Polícia Administrativa
- Rodrigo Morais Fernandes – Diretoria de Inteligência
- Valdecy Urquiza – Diretoria de Cooperação Internacional
Lula defende concurso PF
Sobre o certame, o novo presidente defende a ideia sobre a realização de novas contratações, embora não seja um plano para 2023. Durante campanha eleitoral, Lula falou sobre o tema.
Vale lembrar que o presidente ainda enfatiza a ocupação na área das fronteiras:
“Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente rediscuta, pra saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais, porque precisamos de mais gente ocupando nossas fronteiras”.
Novo edital pode acontecer?
Pelo que foi dito, o concurso PF não esta nos planos pra 2023. Porém, sabe-se que a Polícia Federal já homologou o resultado final do seu atual concurso, que está em andamento.
A validade do certame já está sendo contado, mas, o prazo é diferente de outras seleções que tem validade de dois anos. A PF tem validade de 06 meses. Segundo os cálculos, o concurso fica valendo até o primeiro semestre de 2023, mês de março e poderá ser prorrogado até setembro.
Se autorizado, após o período citado, um novo concurso pode acontecer.