Concurso PC SC 2022: Edital autorizado com 120 vagas ainda não tem previsão para sair

O Governador do Estado, Carlos Moisés, anunciou a abertura de novos editais e nomeações. Na ocasião, ele confirmou que serão abertas 120 vagas para o novo certame.

Um novo edital de concurso público da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (Concurso PC-SC 2022) tem grande expectativa de ser publicado. O Governador do Estado, Carlos Moisés, anunciou a abertura de novos editais e nomeações no dia 23 de maio.. Na ocasião, ele confirmou que serão abertas 120 vagas para o novo certame.

O edital da PC-SC, embora autorizado, ainda não tem prazo para sair. A informação foi passada pela Polícia Civil de Santa Catarina, esta semana, em resposta ao site Folha Dirigida.

“O processo continua em trâmites internos e ainda não há previsão para a publicação do edital”, disse a instituição.

O edital da PC SC 2022 vai contar com 120 vagas. O quantitativo de vagas autorizado foi o abaixo do esperado, já que no fim de 2021, a corporação solicitou ao governo um novo concurso público com 829 vagas, com vagas para delegado (51), escrivão (208), agente (500) e psicólogo policial (70).

Todavia, o Governo confirmou que o pedido será atendido. Acontece que o novo concurso contemplará os cargos de delegado e psicólogo, com a abertura de 50 e 70 vagas, respectivamente.

Por outro lado, os demais cargos terão preenchimento por meio de aprovados no edital de 2017. Segundo o Governo de Santa Catarina, até o dia 30 de junho, 324 agentes de polícia e 113 escrivães serão nomeados.

Agora, com a autorização do concurso PC-SC, os candidatos já podem intensificar os seus estudos. Para concorrer ao posto de Delegado, o candidato precisa de nível superior completo. Além disso, a graduação em Direito deverá ser exigida.

Ademais, o cargo de psicólogo policial deve ser formado em Psicologia e possuir o registro no respectivo conselho de classe. Além da escolaridade, a PC SC também cobra a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria “B”.

Os salários chegam a R$8.777,40 para psicólogo e R$18.866,40 para os delegados.

Último edital do concurso PC SC

O último edital de concurso público da PC-SC foi aberto para os cargos de escrivão e agente. O certame ainda está em andamento e segue válido até dezembro de 2022. Para que um novo edital seja publicado, contemplando tais carreiras, a instituição precisa ter convocado todos os aprovados nas vagas imediatas.

concurso da Polícia Civil de Santa Catarina contou com as seguintes etapas: 1ª Fase (eliminatória/classificatória) Prova Objetiva; 2ª Fase (eliminatória) Prova de Capacidade Física; 3ª Fase (eliminatória) Avaliação da Aptidão Psicológica Vocacionada; 4ª Fase (eliminatória) Investigação Social; e 5ª Fase (eliminatória) Exame Toxicológico.

A prova objetiva será composta por 110 (agente) ou 120 (escrivão) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de respostas (de “a” a “e”) e dessas alternativas, somente 01 (uma) deverá ser assinalada, atribuindo-se 01 (um) ponto para cada acerto, observada a seguinte distribuição de questões:

Prova de Agente de Polícia

Noções de Direito Constitucional (10), Noções de Direito Administrativo (10), Noções de Direito Penal Processual (10), Noções de Direito Penal (10), Noções de Direitos Humanos (05), Legislação Institucional (05), Língua Portuguesa (25), Informática (20) e Raciocínio Lógico (15), totalizando 110 questões.

Foi considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obteve o número mínimo de 66 (sessenta e seis) acertos da prova e pelos menos 1 (um) acerto em cada uma das áreas de conhecimento (disciplinas) integrantes da prova.

Foi considerado reprovado e desclassificado no concurso público o candidato que obteve menos de 66 (sessenta e seis) acertos ou não alcançar nenhum ponto (zero ponto) em qualquer uma das áreas de conhecimento (disciplinas) integrantes da prova.

Prova de Escrivão

Noções de Direito Constitucional (10), Noções de Direito Administrativo (10), Noções de Direito Penal Processual (10), Noções de Direito Penal (10), Noções de Direitos Humanos (05), Legislação Institucional (05), Língua Portuguesa (25), Informática (15), Raciocínio Lógico (10) e Noções de Arquivologia (20), totalizando 120 questões.

Foi considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver o número mínimo de 72 (setenta e dois) acertos da prova e pelos menos 1 (um) acerto em cada uma das áreas de conhecimento (disciplinas) integrantes da prova.

Foi considerado reprovado e desclassificado no concurso público o candidato que obtiver menos de 72 (setenta e dois) acertos ou não alcançar nenhum ponto (zero ponto) em qualquer uma das áreas de conhecimento (disciplinas) integrantes da prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.