Concurso INSS tem cancelamento de provas

Cancelamento ocorreu em virtude de atraso em um dos postos de aplicação de Guarulhos.

Milhares de candidatos participaram do Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no último domingo, dia 27 de novembro.

No entanto, na aplicação do campus da Universidade de Guarulhos, em São Paulo, houve relatos de que o exame teria sido cancelado em virtude de um atraso de três horas e meia. Além disso, candidatos relatam que houve desorganização da banca examinadora, responsável pela aplicação da prova. 

Desse modo, por meio de nota oficial, o INSS divulgou que todos os candidatos que realizariam o processo seletivo no local serão novamente convocados pela Cebraspe. Assim, a partir de edital, haverá a convocação para a realização de novas provas. 

Veja também: Candidatos do polo Guarulhos/SP serão novamente convocados para realizar a prova

Diante da situação em Guarulhos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo chegou a ser acionada. Isto é, visto que os candidatos nãos poderiam deixar o local. 

Por meio de suas redes sociais, então, vários participantes comentaram sobre as questões que enfrentaram. Dessa forma, muitos relataram desorganização no Concurso INSS como, por exemplo, fiscais sem preparação, provas que não chegaram, nomes de candidatos que não estavam na lista, dentre outros problemas.

Banca e INSS falam sobre o fato

Sobre todo o fato, portanto, o Cepraspe, banca examinadora que coordena o Concurso INSS divulgou a seguinte nota: 

“O Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS. 

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve. 

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos.” 

Ademais, o INSS também se manifestou, através de comunicado, dizendo que:

“O concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social, aplicado pela Cebraspe, ocorreu com sucesso neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. O INSS lamenta, contudo, o ocorrido no polo Guarulhos/SP, onde a aplicação da prova não ocorreu conforme o previsto. O Instituto esclarece que os candidatos desta localidade serão novamente convocados pelo Cebraspe, via Edital, para realizarem suas provas em breve. Para os demais candidatos que já realizaram a prova neste domingo (27), ficam mantidas as demais etapas do concurso.”

Portanto, o processo seletivo continuará, apesar da questão.

Cebraspe informa que Concurso INSS não será cancelado

De acordo com o Cebraspe, banca examinadora responsável pelo Concurso INSS, não haverá cancelamento do certame. Assim, a empresa relatou que o fato em Guarulhos não comprometeu em nada a lisura do exame do último domingo, 27 de novembro. 

É importante lembrar, ainda, que esse é o terceiro ano que a empresa tem contrato para coordenar o processo seletivo do INSS. 

Por meio de edital, o Cebraspe comunicou que os candidatos deveriam chegar ao local de realização das provas com, pelo menos, 1 hora de antecedência.

Veja também: Não perca ESSAS instruções para prova de domingo, 27

No entanto, alguns candidatos utilizaram suas redes sociais para comentar sobre a desorganização da empresa, relando casos de falta de fiscalização, ausência de infraestrutura e salas com muitos candidatos.

Concurso conta com mil vagas para cargos de nível médio

O concurso INSS contou com mais de 1 milhão de inscritos. Nesse sentido, de acordo com dados do Cebraspe, o certame registou um total de 1.023.494 inscrições. 

Ao todo, o INSS disponibiliza mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. Desse modo, os candidatos aprovados contarão com uma remuneração inicial de R$ 5.905,79 por uma jornada de trabalho semanal de 40 horas.  

Para a contratação dos aprovados se adotará o regime estatutário, ou seja, que garante estabilidade ao futuro servidor público.

É importante lembrar, ainda, que a seleção oferta oportunidades para diferentes áreas do país. Desse modo, os cidadãos que desejaram participar do Concurso INSS puderam escolher o local de prova e de lotação.

Quais são as etapas do Concurso INSS?

A prova objetiva do INSS conta com um total de 120 questões. Assim, deste número, 50 são de Conhecimentos Gerais e 70 de Conhecimentos Específicos.

Estes blocos, então, abrangem as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa; 
  • Ética no Serviço Público; 
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo; 
  • Raciocínio Lógico; 
  • Noções de Informática.

Ademais, o exame conta com o modelo de questão “certo” ou “errado”, diferente de questões de múltipla escolha que estão em grande parte dos concursos.

Dessa maneira, para obter a aprovação, o candidato deve conseguir nota superior ou igual a:

  • 10 pontos na parte de Conhecimentos Específicos
  • 21 ou mais na área Específica
  • 36 no somatório dos dois blocos

Veja também: Gabaritos do Concurso INSS liberados nesta terça, 29

Então, o edital do Concurso INSS indica que a convocação se destinará aos candidatos que estiverem dentro do número de vagas. Assim, estes poderão realizar a matrícula do curso de formação.

No entanto, de acordo com o anexo VII do edital, cerca de 3.373 candidatos possuem uma chance de classificação no certame. Destes, 2.487 são para a ampla concorrência.

Este total representa o limite do Decreto 9.739 de 2019, que conta com regras de concursos públicos da esfera Federal.

Como será o curso de formação?

O curso de formação do Concurso INSS será nas cidades de:

  • Belém (PA)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • João Pessoa (PB)
  • Manaus (AM)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP)

Assim, para se aprovar nesta última etapa, o candidato precisará conseguir boas notas nas provas objetivas e discursivas do curso.

No decorrer do processo de formação, o candidato ainda terá acesso a um auxílio financeiro no valor de 50% da remuneração do cargo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.