Concurso INSS: confira o gabarito do curso de formação

Veja todos os detalhes

O concurso INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) informa que o gabarito do curso de formação foi liberado. O anúncio foi realizado por meio da banca organizadora Cebraspe.

Vale lembrar que o órgão divulgou o edital em 2022 e na ocasião foram mil vagas para provimento imediato e mais de dois mil para cadastro reserva.

Clique aqui e confira o gabarito

Esclarecimentos sobre o curso de formação

Diante disso, a banca organizadora, Cebraspe, esclareceu pontos importantes sobre as provas objetivas e discursivas que serão realizadas após o curso. O comunicado foi divulgado na terça-feira, 14 de março. As avaliações contarão com os seguintes temas:

  • Formas de Atendimentos e Canais Remotos
  • Benefícios por incapacidade
  • Benefícios Programados
  • Benefícios por encargos familiares
  • Benefícios Assistenciais decorrentes das legislações específicas
  • Processos Administrativo Previdenciário e Fluxos de Análise
  • Servidor como Educador Previdenciário

Além disso, esclareceu, também, que as provas objetivas e discursivas do curso de formação serão realizadas nas mesmas cidades em que estão sendo realizadas as aulas, em local a ser oportunamente divulgado.

A banca ainda esclareceu que para fins de preparação para as provas objetivas e discursivas, as apostilas deverão ser consideradas roteiros de estudos e deverão ser sempre complementadas com a legislação relativa ao assunto em estudo.

Clique aqui e acesse o comunicado na íntegra

Mudanças nas regras de aprovação do curso de formação

Os esclarecimentos foram publicados em fevereiro, por meio do Diário Oficial. De acordo com o documento, foram excluídos os itens relacionados às notas mínimas para aprovação nas provas objetivas (48 pontos ou mais) e discursiva (12 pontos ou mais).

Sendo assim, a nota final será calculada do seguinte modo:

  • NFCF = (nota da prova objetiva + nota da prova discursiva)/15.

Candidatos com nota inferior a 7 serão excluídos da etapa. Para os candidatos negros convocados para o curso de formação, na Gerência Executiva de Ouro Preto, em Minas Gerais, a ordem de classificação também sofreu alteração.

Outra mudança se refere aos valores concedidos aos candidatos que não concluírem o curso de formação. Conforme o documento, quem abandonar ou desistir do CF, sem justificativa, deverá ressarcir ao erário o auxílio financeiro.

Convocação dos aprovados do concurso INSS

O concurso INSS voltou a ser pauta na reunião do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Durante encontro com o deputado federal Marcelo Lima, foi estabelecido como devem acontecer as chamadas dos aprovados no cadastro reserva.

É importante destacar que parte dos pedidos foram realizados no dia 14 de fevereiro, última terça-feira, com a convocação dos mil aprovados nas vagas imediatas, para o curso de formação inicial.

A partir de abril serão mais 250 convocações. Os números de servidores informados estão inseridos nos 25% permitidos por lei. As demais contratações só devem acontecer após autorização mediante pedido prévio.

Lupi se pronunciou sobre o assunto: “Primeiro, tenho que treinar, de março a abril. Abril, eles já estão nas agências do Brasil todo. Logo depois, eu mando chamar, isso já é da lei, 25% desses mil. Mais 250 que, logo depois, vão fazer o curso de preparação e capacitação, e, terminado esses cursos, eu vou reivindicar, aí é uma reivindicação minha, porque não é da lei, mas é possível, chamar os outros, cerca de 2 mil que faltam, para completar todos aqueles que foram aprovados. O meu empenho foi para que tenhamos 3.200 e alguns funcionários efetivamente na Previdência.

Os excedentes, aprovados no cadastro reserva, deverão realizar o curso de formação na capital do Brasil, Brasília, mais precisamente no Distrito Federal.

Como será o curso de formação do concurso INSS?

Segundo o edital, a fase terá carga horária equivalente a 180 horas, presenciais, no turno diurno. É importante reiterar também que as provas poderão ser aplicadas aos sábados, domingos e/ou feriados. Inclusive, a etapa será realizada entre os dias 6 de março e 5 de abril.

As provas vão acontecer nas seguintes cidades:

  • Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Será eliminado o candidato que:

  • a) deixar de efetuar a matrícula no curso de formação;
  • b) solicitar cancelamento de matrícula ou desligamento do curso de formação ou dele se afastar por qualquer motivo;
  • c) não obtiver frequência integral em todas as disciplinas, salvo o máximo de 25% de faltas justificadas dentro da legalidade prevista;
  • d) obtiver nota final no curso de formação inferior ao mínimo de pontos estabelecido neste edital;
  • e) não cumprir as atividades de avaliação do curso de formação; e
  • f) não satisfizer os demais requisitos legais, regulamentares e(ou) regimentais.

Vale lembrar que a etapa objetiva será composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, acerca dos conteúdos ministrados no curso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.