Concurso INSS 2022: Contrato assinado com a banca; quando sai o edital?

Certame oferece 1000 vagas

O Instituto Nacional do Seguro Social publicou nesta quinta-feira, 08 de dezembro, o contrato assinado da banca responsável pelo concurso INSS 2022. Com isso, tudo indica que o edital vai sair mais próximo do que se imagina.

O contrato entre o INSS e a Cebraspe foi anunciado dia 05, segunda-feira. Mediante todos os avanços, o edital tem sinal verde para ser liberado ainda no mês de setembro. A principal explicação para que de fato o prazo seja cumprido é a comparação do último edital. Na época, logo após a dispensa de licitação ser anunciada dia 04 de dezembro e o extrato foi divulgado no dia 18 de dezembro, cinco dias depois, dia 23 de dezembro, o edital foi liberado.

Além disso, o órgão anunciou sobre o desejo de que as provas sejam realizadas ainda este ano. Com isso, a fim de seguir os protocolos e os prazos previstos, o edital precisa ser liberado até outubro. Outro motivo para aumentar a certeza sobre a liberação do edital, é o fato de que segundo portaria liberada em agosto, o prazo para que o edital seja liberado é de 60 dias. O prazo normal é de quatro, mas foi reduzido para 2.

De acordo com Hugo Goes, professor de direito previdenciário: “O mês de novembro seria ideal, porém, em dois domingos haverá o Enem (13 e 20), e, no primeiro domingo do mês (6), serão as provas do BRB, que ocorrerão em todas as capitais. Já no último domingo (27) terá o Enade. Em dezembro também há muitas provas, então a questão é encontrar uma data vazia para realizar o exame“.

Hugo ainda informa que se o certame acontecer em novembro, de acordo com o prazo comum, em Janeiro de 2023, os aprovados serão chamados para participar do curso de formação. Segundo o Ministério da Economia, há expectativa de provimento dos candidatos no início de 2023.

Vagas concurso INSS 2022

O aval para o concurso INSS 2022 aconteceu em junho de 2022 e com isso, foi anunciado o quantitativo esperado. A autorização é que 1000 vagas sejam liberadas para técnico de seguro social. Como requisito, nível médio e os ganhos iniciais são de R$5.186,79. Mediante o andamento do processo, tudo indica que o concurso vá seguir os mesmos protocolos do anterior, em 2015, aplicação de prova objetiva, sem a existência de uma redação.

Com isso, a prova objetiva deve contar com questões de Conhecimentos Gerais sobre Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática. Geralmente, a parte específica é a mais temida pelos concurseiros, as disciplinas cobradas geralmente são de direito previdenciário, área de seguridade social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.