Concurso Imbel: Descubra a banca organizadora do NOVO EDITAL de efetivos

Confira maiores esclarecimentos

O edital do concurso Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil) está iminente, isto é, pode sair em breve. As chances são para vários níveis de escolaridade.

A banca já foi escolhida para comandar a seleção.

Avanço do concurso Imbel

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi a escolha, conforme publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 2 de outubro, por meio do critério de dispensa de licitação.

O próximo passo consiste na assinatura do contrato, que está prevista para breve. A data exata de início do processo seletivo será confirmada somente após essa etapa. Já em meados de setembro, havia sido anunciada a intenção de realização deste concurso Imbel.

O documento adianta que o concurso visa a formação de cadastro reserva para cargos com requisitos de formação nos níveis fundamental, médio e superior. Os locais de lotação contemplam as seguintes cidades:

  1. Piquete/SP
  2. Brasília/DF
  3. Itajubá/MG
  4. Juiz de Fora/MG
  5. Magé/RJ
  6. Rio de Janeiro/RJ

Os detalhes sobre os cargos oferecidos ainda não foram divulgados. No entanto, a expectativa é que haja oportunidades semelhantes às do último concurso, realizado em 2021, cuja validade expirou em setembro.

Como foi o último concurso Imbel

O último concurso realizado pela Imbel em 2021 visava à formação de cadastro reserva para cargos de diferentes níveis de escolaridade, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para candidatos com formação no ensino fundamental, as oportunidades contemplavam os seguintes cargos:

  • Agente de Apoio Operacional, com especializações em Ajudante Geral, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro (Brigadista), Cozinheiro e Garçom.

Já para aqueles com ensino médio completo, as opções do concurso Imbel eram:

  • Guarda de Segurança Patrimonial.
  • Motorista.
  • Oficial de Produção Industrial, com especializações em Galvanizadora, Inspetor de Qualidade, Operador de Caldeira, Operador de Produção e Preparador de Máquinas.
  • Auxiliar Técnico Industrial, com especializações em Auxiliar Técnico, Ajudante de Manutenção, Caldeireiro, Carpinteiro, Eletricista de Manutenção, Encanador, Instrumentista, Marceneiro, Mecânico de Manutenção, Pedreiro, Pintor e Soldador.
  • Oficial de Ferramentaria Industrial, com especializações em Afiador de Ferramentas, Ajustador, Ferramenteiro, Fresador, Retificador e Torneiro.
  • Técnico Industrial Especializado, abrangendo áreas como Desenhista, Encarregado, Laboratorista – Metrologista, Laboratorista – Químico, Projetista, Projetista – Mecânico, Técnico em Edificações, Técnico – Elétrica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Instrumentação, Técnico em Mecânica, Técnico em Metalurgia, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Materiais, Técnico em Metrologia, Técnico – Químico, Técnico em Controle de Qualidade, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem.
Concurso Imbel: Descubra a banca organizadora do NOVO EDITAL de efetivos
Concurso Imbel: Descubra a banca organizadora do NOVO EDITAL de efetivos. Imagem: Reprodução

 

  • Auxiliar Técnico Administrativo, com especializações em Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Compras, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Custos, Controlador de Produção, Inspetor de Segurança e Secretária.
  • Técnico Administrativo Especializado, englobando áreas como Assistente Administrativo, Assistente de Marketing, Assistente de Patrimônio, Assistente de Pessoal, Assistente de Vendas, Comprador, Contabilidade, Técnico de Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho.

Mais vagas concurso Imbel

Para candidatos com formação de nível superior, as opções eram:

  • Analista Especializado, com áreas de atuação em Analista Administrativo, Analista de Custos, Analista Contábil, Analista de Orçamento, Analista de Recursos Humanos, Analista de Sistemas, Comprador Técnico e Nutricionista.
  • Supervisor, com áreas de atuação em Auditoria, Contabilidade, Administração e Técnico da Informação.
  • Advogado.
  • Engenheiro, com especializações em Controle de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
  • Engenheiro, sem especialização, nas áreas de Edificações, Materiais, Telecomunicações, Elétrico, Eletrônico, Mecânico, Mecatrônico, Metalurgia, Engenheiro de Produção e Engenheiro Químico.
  • Médico do Trabalho.

Esse concurso Imbel proporcionou uma vasta gama de oportunidades para candidatos com diferentes níveis de formação e especializações.

Dicas para se preparar

Para preparar para uma seleção, inicialmente, é preciso conhecer a banca organizadora e acessar às provas. Para isso, é necessário analizar a forma como a banca realiza a cobrança das questões. Fazer provas anteriores, especificar um cronograma de estudar e ter constância nos estudos pode te dar um excelente êxito no concurso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.